A Wikipédia em Emakhuwa celebrará em massa a paz em Moçambique e figuras históricas moçambicanas

A Ethale Publishing e a Fondazione Aurora estão uma vez mais a reunir jovens falantes de Emakhuwa para impulsionar o crescimento da língua moçambicana na Wikipédia. Desta vez, o conteúdo centrar-se-á em 30 figuras contemporâneas e históricas em Moçambique. Um gesto simbólico ao 30º aniversário do Acordo Geral de Paz de Roma.

O evento realizar-se-á nos dias 7 e 8 de outubro de 2022 de forma digital, reunirá 30 oradores em língua Emakhuwa para celebrar algumas figuras da história de Moçambique. De uma atleta medalha de ouro olímpico, a escritores premiados, artistas, cientistas, médicos e activistas. A mais recente edição da série AfroCuration Moçambique pretende reforçar a secção de Emakhuwa recentemente cunhada na Wikipédia e continuar a inspirar a juventude moçambicana.

Temos como objecto principal atingir 30 artigos e o tema ‘Figuras Inspiradoras’ foi escolhido para coincidir com a comemoração do 30.º aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz de Roma, no dia 4 de outubro de 1992, o tratado de paz que marcou o fim da guerra de desestabilização em Moçambique. A continuação da busca pela paz é particularmente importante no contexto da insurreição islâmica em curso no norte de Moçambique, que já deslocou quase um milhão de pessoas.

“O multilinguismo é o oxigénio da cultura”, disse o aclamado autor queniano Ngugi Wa Thiong’o à Ethale Publishing em 2019. No entanto, nenhuma língua africana indígena tem mais de 100.000 artigos na Wikipédia.

Emakhuwa, é falado por cerca de sete milhões de pessoas sendo assim a língua indígena mais falada em Moçambique, mas a sua escrita digital é fraca quando comparada com as línguas europeias. Pelo menos 74 línguas não africanas têm mais de 100.000 artigos na Wikipédia, incluindo o latim, uma língua morta, e o letão, a língua de uma nação de três milhões de pessoas. Mais de 1,16 mil milhões de pessoas vivem na África Subsariana.

Em setembro de 2021, a Fundação Moleskine, a Fondazione Aurora e a Ethale Publishing realizaram um evento com mais de 60 participantes para lançar a maior enciclopédia do mundo na Wikipédia em língua Emakhuwa. O impacto foi instantâneo. 

“Costumava ter vergonha de falar a minha língua em locais públicos”, diz Palmira Albertino Revula, de 24 anos de idade, uma das 60 participantes do AfroCuration que decorreu em setembro de 2021. “Agora sei que já não preciso de me sentir envergonhada por causa de quem sou.” Os pensamentos de Palmira espelham os objetivos do projeto.

Série de podcasts e webcasts para o AfroCuration 2.0 no início deste ano.

“O projeto apoia o processo para que as línguas locais desempenham um papel fundamental na educação intergeracional e na representação social universal no norte de Moçambique”, diz Marta Sachy, CEO da Fondazione Aurora, a principal apoiante do evento.

As mais de 300 páginas criadas em Emakhuwa desde o lançamento em 2021 já receberam mais de 10.000 visualizações na Wikipédia. O projeto foi elogiado pela Fundação Wikimedia como um dos três projetos linguísticos que mais crescem no continente.

“Na Fundação Wikimedia imaginamos um mundo onde todas as pessoas partilhem a soma de todo o conhecimento. É importante ter conhecimento partilhado em todas as línguas. Considerando que África é um continente em crescimento, o aumento dos esforços na disponibilização de conhecimento não só em inglês, mas em muitas línguas, incluindo línguas africanas, é importante, pois também ajuda a preservar as línguas”, diz Rudolph Ampofo, Senior Regional Projects Manager, na Wikimedia. “É sempre emocionante ver novas comunidades alavancar o poder dos projetos Wikimedia para criar acesso a conhecimentos locais cultivados e relevantes. Os seus esforços falam com a nossa missão de ser uma infraestrutura de conhecimento que permita a todas as pessoas partilharem conhecimento. Estamos felizes por ver a série Emakhuwa evoluir e estamos ansiosos por continuar o crescimento da língua na Wikipédia”, acrescentou Ampofo.

Estudantes, professores, jornalistas, académicos e entusiastas da língua Emakhuwa vão voltar a participar na terceira edição Afrocuration online via Zoom nos dias 7 e 8 de outubro. O objetivo é criar um “repositório de inspiração”, uma série de artigos sobre figuras contemporâneas e históricas moçambicanas que podem inspirar A juventude de Makhuwa para fortalecer o seu conhecimento de si mesmo e a sua capacidade de transcender dos consumidores do conhecimento para os produtores de conhecimento. O repositório também se centrará em figuras que inspiraram a paz.”O projeto chama-se ‘Quem Somos’ porque esperamos que a Wikipédia na língua Emakhuwa seja um hub para as pessoas Emakhuwa aprenderem sobre a sua cultura, bem como a cultura dos seus homólogos globais”, diz Jessemusse Cacinda, cofundador da Ethale Publishing.”Desta vez vamos adicionar mais 30 artigos como gesto simbólico no 30º aniversário do Acordo Geral de Paz de Roma”, diz o cofundador da Ethale Publishing, Alex Macbeth. “A esperança é que milhares de moçambicanos peguem na batuta e publiquem muitos mais.”