Anunciadas as sedes do Wikimania 2025 e 2026

A Wikimania é uma rara oportunidade para contribuidores Wikimedia de todo o mundo se reunirem para celebrar, compartilhar, conectar e crescer. O Wikimania 2023 – tanto para quem participou virtualmente ou presencialmente – foi um ótimo lembrete disto e de muito mais. O Wikimania 2023 também foi o piloto de um modelo de colaboração regional para o núcleo do voluntariado de organização com excelentes resultados. Conforme o Comitê de Direção do Wikimania havia almejado, nós testemunhamos os benefícios de futuros organizadores participarem e aprenderem com os atuais, como com as equipes do ESEAP 2023 e do CEE 2024.

Com este espírito, nós anunciamos os organizadores do Wikimania em 2025 e 2026. 

Saudações, África Oriental!

Um berço de história, biodiversidade, artes e arquitetura, e um hub para colaborações intergovernamentais, tecnologia e tanto mais, a África Oriental é cheia de possibilidades para a Wikimedia. O Wikimania 2025 será sediado por uma colaboração dinâmica de pessoas voluntárias e afiliados na África Oriental. Ficamos muito contentes em receber de wikimedistas na região várias manifestações de interesse em colaborar e sediar o Wikimania. Isto marcará o 20º Wikimania e um marco significativo como o terceiro Wikimania na África, o segundo na África ao sul do Saara e o primeiro para a África Oriental. Acreditamos no impacto deste Wikimania em energizar ainda mais comunidades novas e ativas na região e nutrir o crescimento para conteúdo e contribuições onde atualmente temos grandes lacunas. Este Wikimania também será uma nova oportunidade para celebrar as conquistas de wikimedistas na região e ao longo do continente africano. A cidade exata do Wikimania será decidida nos próximos meses com base em avaliações de política e de segurança, bem como comentários de organizadores experientes, partes interessadas da Wikimedia e parceiros locais.

Bonjour, Paris!

O Wikimania 2026 será sediado em Paris pela Wikimédia France em parceria com a WikiFranca, a associação internacional que reúne pessoas e grupos francófonos no movimento. Será o primeiro Wikimania na França e o primeiro para a colaboração global de comunidades falantes de francês. Paris será o cenário perfeito para este Wikimania especial que marcará o 25º aniversário de múltiplas edições da Wikipédia, como as em Basco, Catalão, Francês, Alemão, Italiano, Português, Espanhol, Sueco e outras, incluindo inglês. Das margens do Sena aos topos dos morros e torres, de museus de ponta a bibliotecas históricas e cafés onde profissionais da filosofia já debateram, nós daremos o pontapé inicial dos próximos 25 anos de colaboração em conteúdo aberto e conhecimento livre quando nos encontrarmos em 2026 para celebrar este grande marco em Paris… ou online.

O Comitê de Direção da do Wikimania está feliz em realizar este anúncio em parceria com a Fundação Wikimedia, o hub Temático Regional da África Oriental (EARTH, na sigla em inglês), o Comitê de Direção do Wiki Inaba (WISCom, na sigla em inglês), WikiFranca e Wikimédia France.

No jardim do Museu do Louvre na direção oeste, Benh LIEU SONG, CC BY-SA 4.0

Comitê de Direção da Wikimania – convidando novas pessoas integrantes

O movimento Wikimedia é uma luz de inspiração, uma plataforma para inovação e uma celebração da colaboração humana, e o Wikimania é a sua conferência anual. Organizado por pessoas voluntárias e sediado pela Fundação Wikimedia, o Wikimania é uma celebração da diversidade de nossas pessoas e contribuições. Ele tem uma vasta gama de programações, incluindo palestras, oficinas, hackathons, e, claro, eventos sociais. Wikimania tem grande potencial de impacto local – seja nas boas-vindas a pessoas novas ou na energização de contribuidores já existentes, ou para as cidades, países e regiões-sede onde o conteúdo naturalmente melhora e se expande consideravelmente quando wikimedistas tiveram a face de explorar – o Wikimania de 2023 é um ótimo exemplo disso. 

Como stewards do Wikimania, o Comitê de Direção seleciona locais para a conferência com muito cuidado e consideração. Isto inclui oportunidades para impacto, potencial de crescimento para o movimento, facilidade de viagem, segurança, acesso a vistos, locais, logísticas e mais. Não existe local perfeito. É por isso que ao tomar nossa decisão, nós consultamos a Fundação Wikimedia, equipes de organização da comunidade e especialistas em eventos. Por favor, nos avise se você gostaria de participar destas conversas. Nós também estamos buscando novas pessoas da comunidade com experiência em organização do Wikimania ou outros eventos para participar do Comitê de Direção. Por favor, contate-nos na wiki ou em wikimania@wikimedia.org.

As the stewards of Wikimania, the Steering Committee puts much care and consideration in selecting locations for the conference. This includes opportunities for impact, growth potential for the movement, ease of travel, safety, visa access, venues, logistics, and more. There is no perfect location. That is why in making our decision, we consult with the Wikimedia Foundation, community organizing teams, and event experts. Please let us know if you would like to join such conversations. We are looking for new community members with Wikimania or other event organizing experience to join the Steering Committee. Please reach out to us on wiki or at wikimania@wikimedia.org.

No comments

Comments are closed automatically after 21 days.