Iniciação Científica e Produção de Conhecimento Livre

Entre os meses de abril e outubro de 2023, o Wiki Movimento Brasil acompanhou o trabalho do Wikimedista em Residência (WiR), Ricardo de Biazzi. Ricardo é aluno do último ano de Engenharia Elétrica, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e faz parte de um projeto de Iniciação Científica coordenado pelo professor Marcio Eisencraft. Apesar do histórico de acompanhamento de WiR pelo WMB, com essa experiência pudemos aprender bastante sobre o poder do incentivo à edição de verbetes por estudantes de iniciação científica. 

Ao longo de seis meses de acompanhamento, o estudante criou oito verbetes na Wikipédia e melhorou outros 16. Além de ser um grande feito para um editor iniciante na comunidade, os novos verbetes versam sobre áreas bastante complexas e de difícil produção por editores não familiarizados com a literatura acadêmica da área. Os novos artigos são: Neurito, Neurônio Bipolar, Neurônio Multipolar, Neurônio Pseudounipolar, Neurônio Unipolar, Nullcline, Mapa de Rulkov e Modelos de Disparos Neuronais. O estudante também criou e carregou dez esquemas para ilustrar verbetes da área temática, como por exemplo o gráfico “Simulação da variável x(t) no modelo Hindmarh-Rose“, um modelo que tem como objetivo estudar o comportamento do potencial de membrana em experimentos feitos com um único neurônio.

A ideia para a realização do estágio de Wikimedista em Residência com o Wiki Movimento Brasil surgiu do professor orientador, e parceiro de longa data do WMB, Marcio Eisencraft. Ao longo das orientações na Iniciação Científica, Ricardo comentou que vários conteúdos importantes e relevantes para a pesquisa em desenvolvimento não existiam na Wikipédia em português ou tinham textos de baixa qualidade. Nesses casos, o estudante afirmou que recorria à versão em inglês da enciclopédia online. Ciente da importância da disponibilização de conteúdo livre na internet em português, o professor Marcio orientou que o estudante criasse e melhorasse os conteúdos em questão e pediu à equipe do WMB que o acompanhasse ao longo deste processo.

Durante seis meses, Ricardo teve encontros periódicos com membros da equipe profissional de forma remota e presencial. Ele aprendeu sobre a edição na Wikipédia, regras da comunidade, como fazer carregamento no Commons, entre outros. Para organizarmos a produção do estudante, criamos uma página no Dashboard e um perfil profissional no Meta com informações sobre a sua atuação.

Após a finalização do estágio, nos reunimos para saber sobre a experiência e ficamos felizes em constatar que gestamos um wikimedista. Ricardo terminou o período de WiR animado com a produção e disposto a continuar contribuindo. “O conhecimento é um bem de todos, não podendo ficar restrito ao ambiente acadêmico. Divulgar na Wikipédia parte daquilo que foi aprendido durante minha formação é uma maneira de retribuir o investimento aplicado no ensino público”, afirmou ele. No futuro, Ricardo disse que espera contribuir com o Wikidata e seguir produzindo esquemas didáticos para serem carregados no Wikimedia Commons, além da escrita de verbetes na Wikipédia. Ele ainda divulgou esse trabalho, e agradeceu formalmente ao WMB, em trabalhos apresentados em dois eventos acadêmicos: no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional e no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.

Esperamos que esse relato incentive outros professores a estimularem seus estudantes de iniciação científica a contribuírem com o conhecimento livre e ampliarem o acesso da sociedade a informações de qualidade.