Cerca de 200 pessoas participaram do I Congresso Internacional Wikimedia, Educação e Culturas Digitais (WECUDI)

Cerca de 200 pessoas participaram do WECUDI, Primeiro Congresso Internacional Wikimedia, Educação e Culturas Digitais (WECUDI), organizado pela Wikimedia Argentina e a Universidade Nacional de La Plata. O Congresso foi realizado de14 a 16 de setembro de 2023, na cidade de La Plata, Argentina.

A palestra inaugural do evento “Lições da Wikipédia. Preparando os estudantes para a próxima geração de IA” foi ministrada por Lisa Seitz-Gruwell junto com Patricio Lorente. Outras palestras de destaque foram ministradas por Inés Dussel, Lesley Gourlay, a organização Whose Knowledge e Carmén Alcázar, diretora da Wikimedia México.

Durante três dias, os e as participantes do congresso se aprofundaram em workshops e palestras nas quais foram explorados diferentes usos e experiências com a Wikipédia, e outros projetos da Wikimedia, bem como Educação sobre os seguintes temas:

  • Projetos Wikimedia e Ensino Superior.
  • Direitos Humanos, Feminismos e Descolonização da Internet sob uma perspectiva pedagógica.
  • Experiências escolares para repensar os usos das tecnologias digitais nas salas de aula.
  • A Alfabetização Midiática e Informacional como objeto de estudo: experiências de pesquisas.
  • Desinformação e estratégias de cuidado na Internet sob o prisma educacional.

As sessões do Congresso aconteceram num ambiente de colaboração e aprendizagem, reunindo amantes da cultura livre e da informação acessível que tiveram a oportunidade de participar de quase 100 palestras, painéis e workshops dos mais variados. O WECUDI não só disponibilizou um espaço para troca de ideias e experiências em nível local, mas também contou com representantes de países como Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, México, Espanha, País Basco, Sérvia e Uruguai, países estes que promoveram conjuntamente a importância da comunidade na criação e disseminação do conhecimento livre.

Mais de 50 palestrantes apresentaram perguntas e desafios para esses novos imaginários educacionais onde a Wikipédia é uma ferramenta instalada e utilizada por educadores e educadoras enquanto têm que conviver com diferentes processos sociais atuais como a desinformação, a necessidade de promover uma internet feminista com uma perspectiva a partir dos direitos humanos e que seja acessível ao maior número de pessoas possível.
Desta forma, surgiram perguntas como: onde é produzido o conhecimento? O que os estudantes precisam em um mundo com inteligência artificial? Como podemos democratizar o acesso ao conhecimento?

WECUDI nas palavras de quem participou

No final do terceiro dia, a ferramenta Mentimeter foi acionada para perguntar as pessoas que participaram do congresso que lições levavam para casa deste evento. As respostas foram capturadas em uma nuvem de palavras.

Melissa Guadalupe Huertas (estrategista sênior de aprendizagem e capacidade) compartilhou como vivenciou o congresso:

“A conferência WECUDI foi um espaço acolhedor de aprendizagem e celebração que fortaleceu os laços entre o movimento Wikimedia e o setor acadêmico. Wikimedistas de todo o mundo, bem como membros do corpo docente e estudantes da UNLP, infundiram no evento um espírito compartilhado de genuína curiosidade, desafiando-se mutuamente a refletir e desenvolver os temas centrais da conferência.

O evento proporcionou uma plataforma aberta e horizontal para dialogar não apenas sobre o impacto positivo das experiências educativas centradas nos projetos da Wikimedia, mas também sobre questões urgentes como as lacunas de conhecimento remanescente e a desigualdade de género presentes no movimento.

“Perto do final da conferência, houve um momento em particular que para mim capturou a essência deste evento: uma professora presente expressou como a conferência tinha restaurado a sua fé no setor acadêmico – destacando o poder que ela viu no entusiasmo e propósito compartilhados de todas as pessoas participantes de transformar o mundo de forma real e reflexiva. Levo comigo este momento como um poderoso testemunho do poder transformador deste espaço e agradeço muito a todas as pessoas colegas da Wikimedia Argentina e da UNLP pela organização do evento. “

Por sua vez, Berna Gaitán Otan, voluntário da Wikimedia Argentina, comentou que:

“Aproveitei para apresentar o Archivo Inundación (Arquivo Inundação), divulgar a importância da memória nos territórios digitais, trocar ideias e promover redes de colaboração.

Foram três dias de aprendizagem, reflexões e convites para continuamos tecendo redes de colaboração. Agradeço às diversas pessoas que demonstraram interesse pelo Archivo Inundación, pelos seus comentários bastante precisos e suas ideias concretas para continuar melhorando o projeto cada vez mais.

Este Congresso possibilitou momentos de intercâmbio entre diversas propostas que temos apoiado dentro do movimento Wikimedia, bem como a possível incorporação de novas pessoas voluntárias e aliadas, em instituições educacionais, culturais, acadêmicas, grupos ativistas, mídia, entre outros.”

La Plata, uma cidade wikipedista por excelência

A realização do evento foi possível graças à aliança estratégica de Wikimedia Argentina junto a Universidade de La Plata, que desde 2019 mantêm um convênio de cooperação com o objetivo de disponibilizar e tornar visível todo o conteúdo e produção científica da Universidade de La Plata. Desta forma, a conferência não ocorreu apenas nos corredores do edifício Sergio Karakachoff , já que Wikimedistas tiveram acesso a visitas guiadas a instituições que pertencem à universidade como a Biblioteca Pública e o Museo de Ciências Naturais

Tem vontade de saber mais?

Toda a cobertura do evento foi carregada em Wikimedia Commons  e parte da cobertura feita pode ser vista nas redes sociais da Wikimedia Argentina.