Conheça o projeto Capacity Exchange

Desde junho de 2023, vem sendo desenvolvida uma plataforma para conexão entre pares e compartilhamento de conhecimento entre wikimedistas. O Capacity Exchange! O projeto tem como objetivo criar uma estrutura que possibilite de forma sustentável o desenvolvimento de capacidades comunitárias em escala global. Ele entregará, antes de junho de 2025, uma plataforma orientada pela Estratégia de Movimento e alinhada ao espírito Wiki.

Do conceito ao desenvolvimento

Em 2021, a visão de uma solução sociotécnica para a capacitação comunitária e a troca de conhecimento foi concebida por um grupo de wikimedistas, em sua maioria da Europa. A visão continha a seguinte declaração como uma teoria de mudança:


“Promovemos capacitação entre comunidades e organizações emergentes do Movimento Wikimedia, permitindo fácil acesso a ofertas de serviços mútuos, compartilhamento de habilidades e financiamento”.

Conceito do Capacity Exchange

Além disso, incluía um conjunto de premissas, começando com o reconhecimento de que as habilidades necessárias às pessoas wikimedistas podem ser encontradas dentro do próprio movimento. Em vez de buscar soluções externas, é imperativo combinar necessidades e recursos comunitários. Além disso, outra premissa aponta para o aprendizado como uma via de mão dupla. Nesse contexto, a aprendizagem entre pares é o melhor método a ser usado. Uma última premissa foi considerar a comunidade global, bem como a estratégia de movimento.

O esforço culminou em uma plataforma piloto, baseada no OER Map.

A primeira fase do Capacity Exchange (2021-2022) começou pequena e na Europa, mas previa maneiras de se voltar também para comunidades wikimedistas emergentes e marginalizadas. Em 2022, o antigo grupo de trabalho translocalizou o projeto para incluir comunidades africanas e americanas. Essa última etapa marcou a conceitualização da segunda fase.

A segunda fase do Capacity Exchange (2023-2025) é atualmente financiada pelo Fundo de Implementação da Estratégia de Movimento. O projeto agora é coordenado pelo Wiki Movimento Brasil e assessorado por um comitê internacional de wikimedistas.

O feedback da comunidade em relação à plataforma piloto orienta o desenvolvimento de um novo software, liderado por desenvolvedores do Wiki Movimento Brasil. Você pode acompanhar as atualizações do projeto na meta-wikimedia.

Tecnologia e divulgação

O Plano Técnico do Capacity Exchange (CapX) estabelece duas direções para o projeto: desenvolver um novo piloto e, ao mesmo tempo, continuar aprendendo com o anterior. O feedback adicional fornecerá uma melhor orientação para o desenvolvimento do software. Como parte desse esforço, pessoas membras e facilitadoras do CapX têm realizado atividades de divulgação, visando afiliados, grupos e indivíduos da Wikimedia.

Capacity Exchange Poster

Em setembro e outubro de 2023, o projeto foi promovido em diversos cantos do mundo:

  • Andi Inácio esteve no WECUDI 2023, em La Plata, Argentina, e se conectou com diferentes iniciativas latino-americanas.
  • Na Europa, Željko Blaće esteve no CEE Meeting 2023. Realizada em Tbilisi, na Geórgia. Essa foi uma nova edição do mesmo encontro em que, há alguns anos, o Capacity Exchange foi planejado.
  • Tochi Precious promoveu o projeto em solo africano, durante a Wiki Convention francófona, em Abidjan, Costa do Marfim.
  • O Capacity Exchange também participou das discussões conduzidas durante o Wiki Women Camp 2023, realizado em New Dehli, na Índia.

A partir dessas atividades de divulgação, semeamos parcerias com “iniciativas irmãs” e coletamos perguntas pertinentes, algumas das quais podem ser encontradas em nosso FAQ. Além disso, conseguimos acessar diferentes perspectivas da comunidade sobre capacitação. Essas discussões guiarão a criação da mecânica do software: Como wikimedistas podem encontrar e disponibilizar habilidades, conhecimentos e serviços on-line? Quais conceitos, categorias e tags são importantes em nossa comunidade? Como podemos melhorar a acessibilidade e a tradução?

Iniciativas irmãs

O Capacity Exchange é um esforço internacional, inter-relacionado a diferentes comunidades, projetos e programas wikimedistas. Mapeamos uma lista de grupos que compartilham um objetivo comum (ou seja, iniciativas irmãs) e começamos a nos conectar com eles. Por exemplo, o objetivo do CapX é oferecer uma solução sociotécnica que possa aprimorar as atividades de iniciativas globais relacionadas à aprendizagem entre pares, à capacitação e ao intercâmbio de conhecimento (como o Let’s Connect – Peer Learning Program). Acreditamos que uma grande sinergia pode ser obtida por meio de conexão, consultoria e trabalho conjunto com essas iniciativas.

Se você ou sua comunidade estiver interessada em colaborar com o Capacity Exchange, entre em contato conosco por e-mail ou pela página de discussão do projeto.