Wiki Movimento Brasil lança podcast com diálogos sobre conhecimento livre e transformação social

Primeira temporada do podcast Sopa Wiki conta com cinco episódios que serão liberados quinzenalmente

O podcast do Wiki Movimento Brasil, Sopa Wiki, estreou no dia 19 de outubro, em comemoração aos 10 anos da organização. O podcast, que terá episódios lançados quinzenalmente, aborda temas relacionados ao conhecimento livre, à democratização do conhecimento e à transformação social.

Valéria Rezende, gestora de comunicação do Wiki Movimento Brasil, destacou que a criação do podcast envolveu uma imersão na estratégia da organização, analisando os verbos de ação de cada eixo e buscando criar um documento facilitador de entendimento. Além disso, a seleção dos convidados considerou critérios como gênero e cor, visando trazer mais pluralidade aos tópicos abordados no podcast.

“Foi uma verdadeira imersão na estratégia da organização. Olhamos para os verbos de ação de cada eixo, o que seria um bom storytelling para explicar aquela estratégia que nos propusemos e tentamos ao máximo criar um documento que fosse um facilitador de entendimento.”, ressalta Valéria.

A organização aplicou metodologias participativas para aprofundar a compreensão da atuação do WMB e torná-la clara para o público que está conhecendo a organização através do podcast. 

Desde a criação do nome e a participação de convidados, todo o podcast foi desenvolvido com o olhar da comunidade Wiki. Mais além de dialogar com a comunidade, o Sopa Wiki quer explicar mais o impacto do conhecimento livre.

“A missão do WMB  é alcançar mais pessoas colaborando pela #causa do conhecimento livre, mas antes de tudo, precisamos explicar para as pessoas o impacto deste tipo de trabalho . O objetivo do Sopa Wiki é abrir essas novas conversas. Queremos dialogar mais sobre o conhecimento livre, seus impactos e como a sociedade como um todo pode se beneficiar com ele” – menciona Valéria.

Você já sentiu vontade de entender mais o que o conhecimento livre tem a ver com desigualdade e como pode ser uma ferramenta para atuar contra os saberes que foram marginalizados na história?

Existem vários desdobramentos do que conhecimento livre quer dizer e como os projetos Wiki podem ser fortemente utilizados para atingir estes objetivos.

Para endossar essa explicação toda, foi criado o Sopa Wiki: um prato cheio de conhecimento livre! É o podcast do Wiki Movimento Brasil para a comunidade.

Nele são abertas conversas com diferentes pessoas que têm atuação e histórias de impacto e de como o conhecimento livre todos os dias têm colaborado com a transformação social.

“A partir de metodologias participativas tanto para destrinchar os temas do podcast quanto para definir qual seria o nome deste produto, reforça o compromisso da organização com a colaboração, o compartilhamento mútuo e as múltiplas vozes que representamos.”, completou Valéria.

Para esta primeira temporada foram convidadas pessoas parceiras da causa, que tem vivido na prática exemplos de projetos que estão diretamente relacionados aos compromissos da organização com o conhecimento livre. 

“O exercício do podcast tem nos gerado o aprendizado sobre a materialização do conhecimento livre – como ele pode ser explicado, que exemplos e metáforas tangíveis e casos reais podemos usar para simplificar o entendimento? E a partir destas provocações aprendemos que a atividade comunicacional do WMB se dá pelo simplificar e exemplificar em boa medida. Isso porque nossos temas são muito profundos, mas ainda de baixa notoriedade para as pessoas. O fazer simplificar e o fazer exemplificar ajuda as pessoas que navegam fora dos nossos contextos em compreender mais de perto os nossos impactos” – conclui a gestora de comunicação Valéria Rezende.

Sopa Wiki

A primeira temporada do podcast reúne convidados especiais que batem papo sobre ferramentas de conhecimento livre e impacto social, em episódios veiculados quinzenalmente. 


O Sopa Wiki é uma iniciativa do Wiki Movimento Brasil, com produção da Rádio Tertúlia, disponível no Wikimedia Commons e nas plataformas de streaming do YouTube, Spotify, Deezer, Amazon Music, Castbox e Apple Podcasts.