Ativismo de Pessoas com Deficiência em Portugal – Editatona

A 3 de Dezembro celebra-se por todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD). Por todo o mundo a cor púrpura colore edifícios, hasteiam-se bandeiras, e promove-se a luta pelos direitos das PcD e pela eliminação de barreiras ao seu sucesso e participação activa na vida social.

Para celebrar esta data, a Wiki Editoras Lx organiza a Editatona Ativismo PcD em Portugal, um evento que terá lugar nos dias 3 de Dezembro de 2023 e 16 de Dezembro de 2023, e convida todas as pessoas interessadas a juntarem-se a nós.

Dia 3 – Apresentações e Mesa Redonda

No primeiro dia do evento realizam-se apresentações que pretendem contextualizar o tema, com particular relevo dado a ferramentas de acessibilidade existentes na Wikipédia, e em boas práticas da sua utilização, e também uma mesa redonda com três ativistas portuguesas a conversar sobre o percurso do ativismo pelos direitos das PcDs em Portugal:

  • Liliana Sintra, mulher com deficiência congénita, mãe da Ana, licenciada em Psicologia Social com tese final acerca da “Crença num Mundo Justo”, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, técnica superior a trabalhar a pasta da deficiência num município da área metropolitana de Lisboa, formadora e consultora nas áreas comportamentais e de diversidade e inclusão. Faz parte do movimento associativo de pessoas com deficiência desde que se lembra de ser pessoa e é, neste momento, Presidente da Direção da ASBIHP – Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal. É produtora de conteúdos desde 2005, foi autora de um dos blogs mais lidos do país- Quadripolaridades – e, neste momento, continua a escrever sobre a vida nas suas redes sociais e sobre deficiência na revista Almanaque. 
  • Catarina Oliveira, natural do Porto, Nutricionista, Head of Academy da empresa AccessLab e Embaixadora da Associação Salvador. Atualmente a frequentar a Pós Graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos no ISCTE. Criadora de conteúdos digitais no projeto que criou no Instagram: @especierarasobrerodas onde conta com mais de 45.000 seguidores, onde pretende quebrar preconceitos e tabus relacionados com as pessoas com deficiência e criar espaços de diálogo e educação sobre a temática. Trabalha também como palestrante em escolas, universidades, empresas e colabora com marcas nacionais e internacionais, com o objetivo de esclarecer conceitos como o capacitismo e apresentar soluções e boas práticas de acessibilidade, interação e promoção da representatividade da pessoa com deficiência nas diferentes esferas da nossa sociedade.
  • Diana Santos, psicóloga Clínica. Especialista em Terapia de Casal e Sexualidade Clínica. Formadora nas áreas da inclusão, direitos das pessoas com deficiência, vida independente e sexualidade. Ativista interseccional pelos direitos das pessoas com deficiência. Feminista e Co-Fundadora do Coletivo Feminista Anti-Capacitista As DEsaFiantes. Sócia Fundadora do Centro de Vida Independente, Vice Presidente e Coordenadora da Delegação de Lisboa.

Dia 16 – Editatona

No segundo dia do evento, juntamo-nos de novo para contribuir páginas para a Wikipédia em português que aumentem a representatividade de Ativistas PcD, e outros temas/ pessoas notáveis.

Quem somos

Wiki Editoras Lx é um grupo feminista de editoras e editories da Wikipédia e outros projectos da Wikimedia. Dedicamo-nos a combater as disparidades de visibilização e representatividade na maior enciclopédia digital do mundo. Comprometides com uma ação apoiada em valores e princípios anti-coloniais, decoloniais, anti-racistas, anti-capacitistas e anti-discriminação LGBTQIAP+, criamos e melhoramos páginas, inserimos imagens e dados para promover a equidade do conhecimento. Ao mesmo tempo, contribuímos para que mais pessoas sub-representadas no Movimento Wikimedia possam editar e aumentar a sua representatividade nesta plataforma digital, reduzindo vieses e promovendo uma comunidade mais plural.

O grupo prioriza a edição de conteúdos ligados às comunidades lusófonas, em particular negra, migrante, indígena, rural, cigana, LBTQIAP+, entre outros. Uma outra prioridade do grupo é aumentar o número de editoras e editories dentro da Wikipédia.