Evento sobre disparidade de gênero ajudou a moldar a ferramenta de Sugestões de Imagens para editores na Wikipédia em português

Cartaz com os detalhes do evento (FDoria-WMF, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

This post is also available in English.

Você sabia que a disparidade de gênero nos projetos da Wikimedia não é vista apenas no texto, mas também nas imagens utilizadas para ilustrar os artigos e no próprio Wikimedia Commons? É por isso que, no dia 11 de fevereiro de 2023, a Wikimedia Portugal e as Wiki Editoras Lx uniram-se para organizar a editatona online Mulheres na Cultura. O objetivo do evento foi duplo: criar e melhorar artigos sobre mulheres cis e trans no âmbito das artes e cultura em língua portuguesa e sensibilizar editores experientes para a necessidade de ilustrar artigos através da introdução da ferramenta Sugestões de Imagens.

A Sugestões de Imagens é uma ferramenta que torna mais fácil para os usuários encontrarem potenciais imagens para artigos não ilustrados. É voltada para usuários mais experientes, que recebem notificações com sugestões de imagens para artigos em suas páginas vigiadas. A ferramenta usa dados estruturados para fornecer sugestões e é baseada no trabalho do projeto de dados estruturados “Add an image – veja uma postagem no blog sobre um conjunto de eventos relacionados a este projeto aqui.

A ferramenta funciona observando o item Wikidata do artigo. Caso tenha uma imagem (propriedade P18) associada, irá sugerir essa imagem, e caso tenha uma categoria Commons (propriedade P373), irá sugerir uma imagem dessa categoria. Ela também analisará artigos sobre o mesmo tópico em outros idiomas e pesquisará na MediaSearch do Wikimedia Commons o título do artigo em questão, combinando a pesquisa tradicional baseada em texto com dados estruturados do Commons e do Wikidata. Se uma imagem tiver uma classificação alta o suficiente nos resultados, a ferramenta sugere essa imagem.

Para o evento, a organização contou com o apoio das equipes de Dados Estruturados na Wikimedia (Structured Data Across Wikimedia, em inglês, ou SDAW) e de Cultura e Patrimônio (Culture and Heritage). A equipe SDAW foi a desenvolvedora da ferramenta de sugestão de imagem, como parte de seus esforços para tornar os dados estruturados melhor adotados e utilizados em todos os projetos. Já a equipe de Cultura e Patrimônio esteve envolvida na iniciativa não só pelo seu tema (artes e cultura), mas também porque a equipa esteve comprometida no apoio a dados estruturados e reutilização de imagens nos projetos.

O evento contou com a participação de 19 editoras, todas mulheres, tanto de Portugal quanto do Brasil. Aconteceu entre as 14h00 e as 17h00, em Portugal, e entre as 10h00 e as 13h00 no Brasil, via Zoom. Os participantes conseguiram editar, segundo o rastreador de eventos do Outreach Dashboard, 466 artigos e criar 62, realizando um total de 874 edições.

O objetivo de gênero do evento, que era melhorar artigos sobre mulheres nas áreas de artes e cultura na Wikipédia em português, foi concretizado tanto através da melhoria do conteúdo do texto quanto da adição de imagens de mulheres já disponíveis no Wikimedia Commons. Por outro lado, o objetivo técnico do evento não foi apenas conscientizar editores experientes sobre a necessidade de ilustrar artigos, mas também sobre o papel da Sugestões de Imagens, especialmente porque a equipe de SDAW recebeu menos feedback sobre esta ferramenta por parte de a comunidade lusófona.

Para participar e receber as notificações, os participantes tiveram que se cadastrar previamente através do link do Outreach Dashboard. Esse foi um passo muito importante, pois a equipe SDAW ativaria notificações especiais para os participantes do evento, que receberiam notificações personalizadas e com mais sugestões de imagens do que o normal enviado pela ferramenta de Sugestão de Imagens.

Os participantes que estiveram no evento e não se inscreveram anteriormente tiveram a oportunidade de testar a ferramenta alguns dias depois, após também se cadastrarem no Dashboard. Por isso o acompanhamento do evento foi até o dia 25 de fevereiro e também porque, na semana seguinte, todos os usuários cadastrados receberiam mais um lote de notificações com sugestões.

Apenas para este evento, a equipe SDAW incluiu sugestões de imagens relacionadas a pessoas (Q5, no Wikidata). A ferramenta tradicionalmente não fazia essas sugestões para evitar o risco de sugerir imagens ofensivas ou baseada em preconceitos. Porém, como este evento trabalhou com artigos relacionados a mulheres e por ter sido organizado por grupos que atuam no combate ao preconceito de gênero na Wikipédia, optamos por incluir a opção para Q5 e artigos para biografias.

Como o tema do evento era “Mulheres na Cultura”, as equipes SDAW e de Cultura e Patrimônio tiveram que selecionar páginas na Wikipédia em português que abrangessem tanto mulheres, quanto cultura, e que também não estivessem ilustradas, mas tivessem imagens que pudessem ser usadas para ilustrar esses artigos. Para tanto, foi selecionada uma lista com 10 categorias iniciais e seriam considerados, para o evento, todos os artigos dentro delas e de suas subcategorias. A lista de categorias está disponível aqui. Para quem não se cadastrou previamente no evento, as WELx e a WMPT prepararam uma lista de artigos a serem aprimorados, disponível aqui.

A agenda do evento foi, primeiramente, a apresentação de todos os grupos e equipes envolvidas na organização, seguida da introdução e demonstração da ferramenta Sugestões de Imagens e, por fim, a divisão das atividades e a edição. O evento seguiu as Políticas de Espaço Amigável do Arte+Feminismo e foi inserido na campanha anual A+F também através do seu Outreach Dashboard.

Ao final da maratona de edição, os participantes foram solicitados a fornecer feedback sobre o evento e a ferramenta por meio de um Formulário do Google, onde também poderiam compartilhar seus dados para receber alguns brindes da Wikipedia. De acordo com o feedback compartilhado no formulário, 83,3% dos entrevistados disseram que a ferramenta sugeriu boas imagens para eles, 16,7% disseram que as sugestões da ferramenta poderiam melhorar e nenhum participante disse que as sugestões eram ruins. Um participante comentou: “adotei 24 das 35 sugestões de imagens. Foram poucas as que não faziam sentido.”

Alguns participantes refletiram que a ferramenta os levou não apenas a inserir imagens, mas a fazer outras melhorias nos artigos e nas páginas de arquivos no Commons. Um participante sugeriu que “seria interessante poder ‘treinar’ o algoritmo, dizendo por que determinada imagem sugerida não foi útil.”

Após o evento, as equipes SDAW e de Cultura e Património apresentaram o evento e outros temas numa sessão durante a Wikimania 2023. Sofia Matias, membra das Wiki Editoras Lx e Coordenadora de Projetos da Wikimedia Portugal, juntou-se à sessão e fez um relato sobre a participação dos dois grupos, a experiência de organização do evento e da utilização da ferramenta Sugestões de Imagens. Para assistir a fala dela (em português, com legendas em inglês), confira o vídeo abaixo a partir de 36:40.

Gostaríamos de agradecer à Sofia Matias, Flávia Dória, Rute Correia e a todos os que ajudaram na Wikimedia Portugal e nas Wiki Editoras Lx.