A Wikimaratona como ferramenta de divulgação e aprendizagem

A divulgação de uma língua e, por extensão, de uma cultura, pode-se fazer através da música, da literatura, das artes em geral e de textos de qualquer tipologia. A Wikipédia permite dar voz a esta divulgação, dá acesso à informação a todas as partes do mundo e serve, também, como ferramenta para dar a conhecer aspetos culturais de sociedades do outro lado do planeta. 

Há dez anos que a Wikipédia em catalão organiza, com instituições públicas dos territórios de fala catalã, uma wikimaratona de língua catalã todos os meses de novembro. Esta jornada, que dura uma semana, consiste em editar artigos da Wikipédia, quer seja para melhorá-los, para acrescentar nova informação ou para traduzi-los, sobre uma temática diferente. 

Este ano, Portugal acolheu, pela primeira vez, duas wikimaratonas centradas na língua e cultura catalãs. Dentro da Viquimarató de la Llengua Catalana #ViquiLlengua7x7, organizada pela Amical Wikimèdia, a Wikimedia Portugal e os Estudos Catalães da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com o apoio da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, houve duas jornadas para traduzir artigos sobre a cultura do desporto dos Países Catalães. A primeira foi no Porto, na Faculdade de Letras (FLUP), cidade em que este evento chegava pela primeira vez. Na semana seguinte foi a Biblioteca Camões de Lisboa que recebeu alunos da Universidade de Lisboa e pessoas interessadas para participar nesta Wikimaratona por terceiro ano consecutivo. 

Através da ferramenta da tradução automática, os participantes trabalharam vários artigos e traduziram para a língua própria vários conteúdos. Trabalharam aspetos linguísticos por meio de um texto cultural, tendo em conta a língua da origem com a língua de chegada, e, deste modo, divulgar a cultura através da Wikipédia.