Uma bibliotecária – muitas conquistas: conheça Alice Kibombo, bibliotecária extraordinária!

Não é segredo que bibliotecárias são wikimedistas incríveis. Seja pela paixão compartilhada pelo conhecimento ou pelos seus superpoderes no seu trabalho com fontes, banco de dados e categorias, ou pelo simples fato de que bibliotecárias são seres humanos incríveis, sabemos que essas pessoas prosperam nos projetos da Wikimedia. E se você precisa de um exemplo perfeito de uma bibliotecária, que também é uma wikimedista incrível, venha conhecer Alice Kibombo. Ela é colaboradora da Wikipédia, Wikidata, Wikisource e do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia Uganda. Desde o início da sua trajetória como simples leitora da Wikipédia até alcançar um papel transformador como professora e apoiadora da comunidade, Alice Kibombo tem se tornado uma figura inspiradora na busca pelo acesso sem barreiras à soma do conhecimento humano. E hoje, nós Wikicelebramos seu trabalho. 

Bibliotecária em Goethe-Zentrum Kampala, Alice iniciou sua jornada na Wikimedia em 2017. Alice aprende algo novo todos os dias, mas o que ela tinha certeza desde o início é que isso era algo que ela nunca se cansaria de fazer. Contribuir para a Wikimedia mudou a forma como ela vê o mundo e compartilha histórias com outras pessoas. Segundo Alice, “Isto pode parecer egoísta da minha parte, mas entrei nesta plataforma inicialmente para contribuir com tópicos que não estavam sendo documentados, mas que eram do meu interesse – isto não mudou”. 

Este trabalho de documentação pode ser visto nos projetos da Wikimedia. Alice é ativa na Wikipédia em inglês, onde tem contribuído com mais de 70 artigos, muitos deles sobre mulheres políticas de Uganda e tem participado na campanha tão querida por bibliotecárias: #1lib1ref, que convida pessoas bibliotecárias de todo o mundo a adicionar citações à Wikipédia. Ela também edita em Wikidata e Wikisource, tendo alcançado um total de mais de 9.000 edições nos projetos da Wikimedia. 

“Os projetos da Wikimedia aparentemente se sobrepõem e é muito interessante conhecer o que cada um tem a oferecer a serviço do acesso sem barreiras à soma do conhecimento humano”, afirmou Alice.

Para Alice, a Wikimedia é muito mais do que editar. Ela é uma voluntária ativa no  Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia Uganda, uma organização com um portfólio diversificado de campanhas organizadas, projetos educacionais e participação no movimento global da Wikimedia. 

Alice também tem experiência como Wikimedista em Residência na AfLIA – Associações e Instituições de Bibliotecas e Informação da África. Essa última função foi uma grande mudança para ela: “Depois dessa experiência, minha vida profissional nunca mais foi a mesma. Tenho mais orgulho do que nunca das pessoas que conheci durante minha jornada e das mudanças que essas pessoas estão liderando em suas comunidades”, afirmou ela.​

Portanto, embora Alice possa ter começado a sua jornada sozinha, ela agora faz parte de uma família de colegas wikimedistas, não apenas em Uganda, mas em todo o mundo. “Participar no Movimento Wikimedia me ofereceu a possibilidade de ser uma colaboradora mais responsável, um recurso da comunidade e uma professora.” 

Alice, somos gratos por você fazer parte do nosso movimento!