Conhecimento Livre em uma tenda

(Texto de Nada Kareem traduzido por Flavia Doria)

A minha garrafa da Wikimania de Singapura e a minha mochila da Wikipédia tiveram a oportunidade de fazer uma “viagem” fora de casa pela primeira vez depois da minha primeira Wikimania presencial. No entanto, esta “viagem” deveu-se à guerra em curso em Gaza; porque fui deslocada e forçada a deixar a minha casa para me manter segura. Vivi com os meus souvenirs em uma tenda durante um mês, estamos sobrevivendo.

Até hoje, o meu laptop tirou um descanso durante mais de um mês na minha mochila. Este computador é a minha janela para o Movimento Wikimedia. Não consigo carregá-lo e a internet mal me deixa dizer olá aos outros. Mas esses outros são mais do que dados no meu telefone. São os meus amigos Wikimedistas que me aquecem o coração com as suas mensagens.

O movimento do conhecimento livre me deu os queridos Wikimedistas, que sempre surgem com ideias criativas para me manter conectada ao movimento, apesar das dificuldades que enfrento diariamente. Até falámos sobre organizarmos um workshop para o Wikidata (alerta de spoiler: não consigo abrir o Wikidata, mas o espírito se mantém até o workshop se tornar realidade). Com alguns wikimedistas, tornei-me mais sustentável com as minhas contribuições, o movimento é vasto, e a mudança entre projetos e grupos aumentou o limiar de burnout. Desde a organização de workshops para a Wikipédia até ao Wikidata, nunca será aborrecido.

Antes da deslocação forçada, eu sou uma das pessoas fundadoras da Wikidata Arabic Community (Comunidade Arábica do Wikidata), enquanto ouvia bombardeamentos ao fundo. Senti-me como os violinistas do Titanic.

Na tenda, eu tenho muito tempo para pensar, e continuo a pensar no WikiChat. Vai ser legal perguntar num chat paralelo onde se pode encontrar a coisa x ou y. Serei uma colaboradora mais eficiente, para ser sincera.

Sou membra da Leadership Development Network (Rede de Desenvolvimento de Lideranças) que surgiu do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Lideranças (LDWG). Ando pelas tendas à procura de um bom sinal de internet para ver o que aconteceu à rede que anunciei na Wikimania de Singapura. Fico feliz por ver que os meus colegas do Grupo de Trabalho Desenvolvimento de Lideranças ainda estão tomando conta da rede. O meu Grupo de Trabalho Desenvolvimento de Lideranças surgiu da Estratégia do Movimento e das suas recomendações, mal posso esperar para ver mais recomendações e iniciativas vindo à luz.

Eu sou parte do Movimento e o Movimento é parte de mim. Enquanto escuto o rádio, percebo a necessidade desesperada que as pessoas deslocadas têm de informação gratuita e confiável. Gostaria de poder levar a internet em caixas ou na minha mochila da Wikipédia. Acredito que as pessoas deslocadas precisam mais do que ninguém de acesso à internet, de hardware e de muitas ferramentas, porque por vezes as suas vidas podem ser salvas se souberem para onde ir, se há hospitais funcionando ou se há alguma outra vida fora das tendas?

(Traduzido do inglês para o português por Flavia Doria, Wiki Editoras Lx)