Um ano de amor pelo Patrimônio Vivo (Living Heritage)

O património cultural não consiste apenas em monumentos e coleções de objetos, mas também está ligado com as tradições quotidianas e expressões vivas que são transmitidas ao longo de gerações. De acordo com a UNESCO, as tradições orais como as línguas, as artes performativas, as práticas sociais, os rituais, os eventos festivos, os conhecimentos e práticas relativos à natureza e ao universo ou os conhecimentos e competências para produzir artesanato tradicional são património vivo.

A Wiki Loves Living Heritage foi lançada em 2023 para celebrar o vigésimo aniversário da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, como um convite aos Wikimedistas, bem como às autoridades e organizações patrimoniais de todo o mundo, para trazer património vivo aos projetos Wikimedia.

Veja os itens inscritos em 2023!

Concursos de fotografia, editatonas, projetos de documentação

O projeto reuniu os pontos focais (as autoridades e organizações responsáveis pela salvaguarda do património vivo) e os afiliados Wikimedia para decidirem o que queriam fazer em conjunto.

Campanhas fotográficas e concursos eram formatos familiares e divertidos para a organização de eventos em diferentes partes do mundo. A Wikimania 2023, em Cingapura, se uniu ao National Youth Achievement Award (NYAA) e ao National Heritage Board (Cingapura) (NHB) para organizar o concurso fotográfico Wiki Loves Living Heritage em Cingapura. O Dr. Kirk Siang Yeo, da NHB, foi convidado para proferir uma palestra. Na Europa, os afiliados Wikimedia trabalharam com pontos focais para organizar o concurso europeu de fotografia. Todas essas fotos estão agora disponíveis abertamente no Wikimedia Commons, ampliando o conhecimento visual das culturas do mundo.

Em todo o mundo, muitos formatos foram explorados, incluindo maratonas de edição, acampamento de patrimônio, clubes wiki, viagens de documentação ou importação de dados e eventos de edição. As iniciativas podem ser exploradas na página principal. A página de métricas mostra como os dados e artigos aumentaram ao longo do ano e a página “Inspire-se” é para compartilhar aprendizados.

Um final ardente. No final do Festival dos Nove Deuses, que acontece por volta do final de setembro até o início de outubro em alguns dos templos de Cingapura, é quando geralmente acontece o lançamento e a queima de barquinhos de papel no mar. Os barcos são rebocados e incendiados pelos devotos. Rodney Ee CC BY-SA 4.0. A imagem ganhou o segundo prêmio no concurso de fotografia de Singapura.

O papel dos dados

Os inventários documentam práticas de património vivo em cada país. Para a Wiki Loves Living Heritage, detalhes importantes, incluindo nomes nos idiomas locais, tipo de patrimônio, locais e um link para a entrada do inventário são adicionados ao Wikidata. Esta informação cria conexões entre projetos da Wikimedia, como links para artigos existentes da Wikipédia, imagens no Wikimedia Commons, livros no Wikisource, bem como objetos em museus ou literatura em bibliotecas fora dos projetos da Wikimedia.

As páginas da Wiki Loves Living Heritage apresentam os elementos do patrimônio e incentivam os usuários a adicionar mais informações por meio de links para os projetos da Wikimedia. O artigo Como importar um inventário explica como coletar os dados de um inventário e como organizá-los para importação para o Wikidata.

Fique de olho na página Inspire-se para ver acréscimos de artigos!

Shibori na Zeugfärberei Gutau, Austria, por Funke, CC BY-SA 4.0.

Ética do compartilhamento aberto

Tanto a proteção, como a abertura da informação, devem ser cuidadosamente pensadas quando se compartilha online o património vivo. Os dados sobre o patrimônio pertencentes a comunidades ou imagens de pessoas identificáveis poderão exigir o compartilhamento apenas sob algumas condições ou a permissão poderá ter de ser revogada, se necessário.

O webinário A Ética do Compartilhamento Aberto, em colaboração com a Plataforma de Cultura Aberta do Creative Commons, fez uma introdução a essas questões. Os incríveis palestrantes Melissa Shaginoff, Shailili Zamora Aray, Patricia Adjei e Mehtab Khan deram o tom e o discurso para todo o ano que estava por vir. O baralho de cartas de compartilhamento ético foi publicado no mesmo evento.

O WikiProjeto Local Contexts foi criado no GLAMhack 2023, em Genebra. A iniciativa começou a explorar se os rótulos de conteúdo criados pela Local Contexts, em apoio à soberania indígena e à governança ética de dados, poderiam ser usados com imagens no Wikimedia Commons.

Como saber se uma imagem pode ser compartilhada? Com as imagens enviadas por meio da campanha Wiki Loves Living Heritage, testamos como a permissão de compartilhamento, concedida pelas pessoas na imagem ou pela comunidade cuja tradição está sendo compartilhada, pode ser compartilhada junto com as imagens enviadas.

Um menino dagomba dançando baamaya no norte de Gana por Sir Amugi, CC BY-SA 4.0.

O que está por vir?

A campanha acabou mas as páginas da Wiki Loves Living Heritage são mantidas e desenvolvidas.

As páginas da Wiki Loves Living Heritage para elementos patrimoniais individuais foram transformadas em páginas de workshops multilingues para coletar imagens, artigos e referências de fontes sobre os itens e são por onde podem acontecer mais contribuições de imagens, pesquisas ou eventos de escrita.

Apenas uma fração dos inventários do património vivo do mundo está nos projetos Wikimedia. A comunidade Wiki Loves Living Heritage continua a apoiar a adição de inventários e elementos ao Wikidata para encorajar a salvaguarda, documentação e revitalização dos elementos.

As colaborações entre afiliados e pontos focais Wikimedia continuarão a ser apoiadas pela equipe do projeto. Algumas iniciativas estão apenas começando a acontecer. Vamos imaginar como as diferentes campanhas e organizações da Wikisfera podem unir-se para apoiar atividades de património vivo nos próximos anos!

Continue acompanhando a página Wiki Loves Living Heritage para atualizações.

Os produtos Dokra incluem itens como carroça de boi, cavalo, elefante, pavão, coruja, Nandi (touro), ídolos de Durga, Saraswati, Ganesh e Lakshmi Narayan, lâmpada, castiçal, porta-incenso, cinzeiro, saboneteira, porta-móvel, maçaneta da porta, estatuetas de mulher, mãe e filho, casal tribal, painéis de parede com histórias de Krishna Leela. Contact Base (WB), CC BY-SA 4.0. A imagem original foi editada por Susanna Ånäs com Adobe AI no Photoshop para remover uma área branca da imagem.

Obrigado a todos e vamos continuar trabalhando!

Os diferentes cantos do movimento de acesso aberto tornaram realidade esta colaboração global. Os funcionários de afiliados, bem como os voluntários Wikimedia, participaram trazendo dados, escrevendo artigos, transcrevendo literatura de património vivo, contribuindo para os concursos de fotografia, participando em encontros semanais, apresentando-se em eventos, resolvendo problemas no canal online, mantendo traduções ou fornecendo parecer técnico. A equipe de Cultura e Patrimônio da Fundação Wikimedia, bem como a equipe de Comunicação, forneceram suporte durante todo o ano. Dois eventos foram organizados com as Clínicas de Aprendizagem do Let’s Connect.

A Wiki Loves Living Heritage fez parte de vários eventos ao longo do ano. Os eventos do Living Heritage Bazaar foram organizados na Europa em colaboração com os coordenadores da European Heritage Days, na Wikimania em Singapura, e na Conferência GLAM Wiki 2023, em Montevidéu, no Uruguai. No GLAMhack 2023, em Genebra, Suíça, a rotulagem de conteúdo de Conhecimento Tradicional nos projetos Wikimedia foi realizada com a Local Contexts. A importação de dados foi discutida na WikidataCon, a modelagem do patrimônio vivo no Data Modeling Days e o uso da Meta-Wiki como plataforma do projeto também na GLAM Wiki 2023.

A campanha foi apoiada pela Fundação Wikimedia, Council of Europe / European Heritage Days, Quebec Council for Living Heritage, Dutch Centre for Intangible Cultural Heritage, Federal Office of Culture of Switzerland, Workshop Intangible Heritage Flanders & Flemish Commission for UNESCO na Bélgica e pela Finnish Heritage Agency.

Wiki Loves Living Heritage foi iniciado pela European Network of Focal Points for the 2003 Convention (ENFP) e pela AvoinGLAM.

Dudka-vykrutka polissiana – um elemento do patrimônio cultural imaterial da Ucrânia por Рівненська обласна державна адміністрація, CC BY-SA 4.0