Comemorando 75 anos dos direitos humanos internacionais: imaginando o conhecimento necessário para um futuro sustentável

A imagem que ficou em 5º lugar da indicação especial “ “Direitos Humanos e Meio Ambiente” do Wiki Loves Earth 2023. Fotografia por JC FerreiraCC BY-SA 4.0.

O dia 10 de dezembro marcou o Dia Internacional dos Direitos Human e também o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) da ONU, que, de acordo com a Wikipédia, “consagra os direitos e as liberdades de todos os seres humanos”. Como parte da celebração global desse documento histórico, a Fundação Wikimedia tem o prazer de anunciar o retorno da campanha WikiPorDireitosHumanos em 2024 para seu quinto e último ciclo.

Desde 2019, a campanha WikiPorDireitosHumanos fez uma parceria com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para apoiar os esforços do Movimento Wikimedia para melhorar a cobertura da Wikipédia sobre tópicos relacionados aos direitos humanos. Em 2021, a campanha voltou seu foco para o Direito a um Ambiente Saudável, recentemente ratificado pela ONU, explorando a poderosa interseção entre direitos humanos, mudanças climáticas e sustentabilidade. Essa interseção tópica provou ser energizante para pessoas organizadoras e parceiras da Wikimedia em todo o mundo e, desde então, a campanha tem repetido esse tema anualmente, investigando a “tripla crise planetária” das mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade e seu impacto nos direitos humanos e liberdades.

Em 2024, a campanha se concentrará em apoiar as diversas estratégias comunitárias que surgiram nos últimos anos em todas as regiões para abordar essas lacunas de conhecimento, celebrando inovações locais e táticas de campanha que ativaram contribuições em contextos específicos. Ele contará com eventos comunitários de maio a julho de 2024, incluindo um esforço para melhorar os artigos da Wikipédia sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos em mais idiomas e uma celebração internacional para o Dia Mundial do Meio Ambiente em junho do próximo ano.

O tema abrangente da WikiPorDireitosHumanos 2024 será “O conhecimento de que precisamos para um futuro sustentável”, e marcará o início de uma transição da facilitação da campanha pela Fundação Wikimedia para uma gestão mais distribuída entre organizações do movimento e campanhas regionais mais focadas em lacunas de conhecimento relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

O que aprendemos com os últimos quatro anos?

Um poster da campanha lusófona de 2023 por CalliandraDysantha CC-BY-SA 4.0

Coletivamente, as campanhas melhoraram 10.000 artigos em mais de 60 Wikipédias, além de melhorar a cobertura sobre direitos humanos e questões ambientais no Wikidata e do Commons. Mas, para nós, o impacto mais importante foi uma transição na forma como o Movimento Wikimedia aborda esses tópicos: nos últimos três anos, um grupo descentralizado de Wikimedistas trabalhando no grupo “Wikimedistas para o Desenvolvimento Sustentável” cresceu e se transformou em comunidades de prática regionais que coordenaram juntos os eventos WikiPorDireitosHumanos.

Esses tópicos são conceitualmente difíceis de organizar e abordar. Em seu blog de reflexão sobre a campanha de 2023, Euphemia Uwandu destacou a importância dos coordenadores regionais no apoio aos esforços das comunidades da Wikimedia para colaborar na criação de conteúdo: nos idiomas, tópicos e habilidades necessários para que as comunidades locais da Wikimedia se envolvam em tópicos difíceis como mudança climática e direitos humanos. O WikiPorDireitosHumanos tem como objetivo o aprendizado organizacional sobre esse tópico em específico, mas também o compartilhamento de táticas e habilidades entre as diferentes comunidades para trabalharem juntas, inclusive por meio da criação de listas, organização de eventos e estratégias de comunicação.

Em nossas comunidades de língua portuguesa e espanhola e, especialmente, em nossas comunidades na África, no Oriente Médio e no Norte da África, a campanha WikiPorDireitosHumanos permitiu que as comunidades conversassem com o público sobre as questões existenciais criadas por nossas atuais crises ambientais. Desde atividades de comunicação, como podcasts, entrevistas de rádio e vídeos, a edições mais práticas como passeios fotográficos, conferências e passeios pela biodiversidade, estamos alcançando um público que usa os projetos da Wikimedia para acessar informações precisas e confiáveis sobre direitos humanos, clima e sustentabilidade.

Confira este vídeo para saber como diferentes comunidades aderiram à campanha no ano passado:

Centrar a campanha nas necessidades de sua região!

The regional coordinators from 2023 discussing the impact of the campaign on their communities.

A campanha foi historicamente projetada para atender às necessidades do mundo e à parceria com a ONU sobre Direitos Humanos e, no processo de apoio a ela, aprendemos a centralizar a magia especial que é a comunidade Wikimedia: ajudar nossas comunidades organizadoras locais e regionais a garantir que as lacunas de conhecimento sejam preenchidas para contar efetivamente as histórias do impacto do clima e da sustentabilidade e catalisar ações.

A campanha deste ano será um pouco diferente: estamos descontinuando o concurso de edição centralizado, pois estamos confiantes de que a maioria dos conceitos centrais relacionados aos direitos humanos e ao conhecimento ambiental são visíveis em muitas das maiores comunidades linguísticas. Em vez disso, para imaginar um futuro sustentável no conhecimento público, trabalharemos em nível local e regional. Por esse motivo, estamos nos concentrando apenas em eventos locais e regionais que possam atender às necessidades locais de conhecimento.

Este ano, planejamos apoiar a coordenação regional em comunidades de língua árabe, CEE, LATAM e África do Norte e Subsaariana, e eventos locais no resto do mundo. Se você quiser realizar um evento local em seu contexto, informe-nos entrando no canal do Telegram ou entrando em contato com campaigns@wikimedia.org.

Se a sua comunidade deseja realizar uma atividade e precisa de um Rapid Grant para a campanha deste ano, há dois ciclos nos próximos três meses: o primeiro deve ser entregue em 15 de janeiro, com o financiamento chegando até abril, e o segundo deve ser entregue em abril, com o financiamento chegando até junho. Saiba mais sobre na Meta.