GLAM Wiki 2023: Uma conferência diversa, trilíngue e impactante que ofereceu uma nova perspectiva global sobre cultura, patrimônio e Wikimedia

Group photo with dozens of people clapping
Foto grupal da conferência GLAM Wiki 2023 (Cooperativa Subte / Wikimedistas de Uruguay, CC BY SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Após uma espera de mais de cinco anos, a comunidade global GLAM Wiki finalmente se reuniu novamente; desta vez em Montevidéu, Uruguai, no belo prédio da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (UdelaR). O evento foi organizado pelos Wikimedistas do Uruguai, com o apoio de planejamento da Wikimedia Argentina, Wikimedia Chile e Wiki Movimento Brasil e comitês voluntários que orientaram as decisões sobre bolsas e programas.

A conferência teve mais de 50 sessões que envolveram cerca de 150 participantes vindos de todo o mundo, com representantes de organizações culturais e patrimoniais, bem como capítulos e grupos regionais e temáticos. A conferência também contou com o apoio do governo uruguaio com uma declaração de interesse do Ministério da Cultura e Educação e do Ministério do Turismo. O evento foi realizado no contexto da “Maratona de Dados”, liderada pela Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento (AGESIC).

Para garantir um acesso equitativo à conferência, mais de 50 participantes receberam bolsas, que foram concedidas por um comité de voluntários, com o apoio e aconselhamento do comitê diretor da conferência. Sessenta por cento dos bolsistas eram mulheres e mais de 80% vieram da América Latina, África e Ásia. O processo com os vistos correu bem e apenas um bolsista não pôde comparecer à conferência, o que é um resultado excepcional para uma conferência global da Wikimedia!

Os organizadores da conferência consideraram a inclusão também de outras maneiras. Mesmo sendo uma conferência global, com participantes de todo o mundo, o inglês não era o idioma principal. Pelo contrário, as línguas mais faladas na conferência, pelo menos no palco principal, foram o espanhol e o português. Os Wikimedistas do Uruguai garantiram que a interpretação ao vivo em três idiomas – espanhol, inglês e português – estivesse sempre disponível no auditório. O sistema funcionou bem e os participantes da conferência afirmaram que era bom ouvir as pessoas apresentando nas suas próprias línguas. Os Wikimedistas do Uruguai também transmitiram do auditório ao vivo e você pode acessar as gravações no canal do YouTube do grupo, em espanhol, português e inglês.

Os afiliados latino-americanos tiveram forte presença na conferência. Houve um evento pré-conferência, que aconteceu no Palácio Legislativo de Montevidéu, para que os participantes da América Latina refletissem sobre o estado atual das iniciativas da GLAM Wiki na região e traçassem estratégias juntos. A conferência principal contou com a presença de Diretores Executivos e vários membros das equipes não apenas dos afiliados organizadores, como os Wikimedistas de Uruguai, Wikimedia Argentina, Wikimedia Chile e Wiki Movimento Brasil, mas também Wikimedia México, Wikimedia Colômbia, Wikimedistas de Bolívia e WikiAcción Perú. Para encerrar o evento pré-conferência, houve um painel aberto sobre “IA e a Sociedade do Conhecimento”. A discussão contou com Selena Deckelmann, CTO da Wikimedia Foundation, Patricia Díaz Charquero, Diretora da Datysoc, além de Maximiliano Maneiro, Gerente de Novas Tecnologias da AGESIC. O painel contou com o apoio da AGESIC, do Grupo de Trabalho sobre Cidadania Digital e do Palácio Legislativo de Montevidéu.

Muitos participantes refletiram que a conferência combinou com sucesso a participação global com um forte sentido de energia e colaboração regional. As comunidades e os parceiros da América Latina trouxeram uma perspectiva distinta às discussões sobre cultura e patrimônio, centrando-se nos direitos humanos, em ações climáticas, no patrimônio cultural sub-representado, em arquivos comunitários e no conhecimento indígena. Por exemplo, a sessão “Usos não convencionais de projetos Wikimedia” incluiu uma apresentação de Carlo Brescia, do WikiAcción Perú, sobre a documentação de ‘plantas mestras’ e rituais para a saúde em comunidades indígenas, bem como uma palestra de Patricia Díaz Rubio, da Wikimedia Chile, sobre compartilhar imagens de protestos políticos e violência policial que podem ser censuradas em plataformas comerciais. Na sessão “Patrimônio cultural e o movimento Wikimedia em momentos de crise“, João Peschanski, do Wiki Movimento Brasil, falou sobre os Wikimedistas como denunciantes da proteção do patrimônio cultural.

Um dos destaques da conferência foi o painel “Wiki Cultura: Transformação Digital Aberta para Coleções Latino-Americanas“, que reuniu representantes de diversas instituições GLAM da América Latina: Gabriel García Martínez, do Centro de Fotografia de Montevidéu; Marcus Vinícius, da Fundação Oswaldo Cruz; Laura Casareto, do Arquivo Histórico da Universidade Nacional de La Plata; Meica Valdivia, do Museu Nacional de História Natural; e Felipe Bengoa do Enterreno.com. Estes profissionais GLAM falaram sobre semelhanças entre a sua missão e a do movimento Wikimedia, como facilitar o acesso público à informação, conectar fontes de dados e abordar a desinformação. Muitos dos apresentadores estavam apenas no início da sua colaboração com o movimento Wikimedia e refletiram que há muito trabalho que precisam fazer primeiro para digitalizar e pesquisar as suas coleções. Embora existam algumas políticas nacionais para o acesso aberto, ainda há muita incerteza a nível institucional para funcionários de GLAMs que desejam abrir as suas coleções. Os apresentadores estavam interessados em trabalhar mais com o movimento Wikimedia para aumentar a conscientização sobre as barreiras ao acesso aberto e a necessidade de exceções aos direitos autorais.

Os participantes trabalham juntos para criar a instalação artística “Memoria Viva”, como parte da oficina “Reivindicando nuestras voces en los proyectos GLAM Wiki: una activación colectiva para descolonizar la memoria“, por Mariana Fossatti (WhoseKnowledge?) e Ivonne González (Ennegreciendo Wikipedia) (Carlo Brescia, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Paralelamente aos painéis e apresentações, ocorreram oficinas criativas, incluindo um apelo à ativação coletiva para descolonizar a memória, “Reivindicando nuestras voces nos projetos GLAM Wiki: una ativación colectiva para descolonizar la memoria“. Nesta sessão, os participantes criaram um mosaico dos seus próprios objetos significativos, mostrando que eles estavam lá não apenas para falar sobre a preservação e divulgação do patrimônio, mas também para compartilharem as suas próprias experiências provenientes de muitos lugares do mundo e para formarem novas memórias. Esta intervenção artística foi temporariamente instalada no espaço cultural, Tribu, e compartilhada durante a sessão de encerramento, juntamente com os Cartazes de Remix da Cultura Aberta, de uma oficina facilitada pelo Creative Commons, e um fanzine de dragão e um manifesto de palavra falada apresentado por Nicole González Herrera (Subdireção Nacional de Museus, Chile).

A cut out of a tiger, standing in attack, over a pink background and, at the borders and inside the body of the tiger the words: "cultura es remezcla" or "culture is remix"
Cultura Es Remezcla” por Paul Elie Ranson, CC0, é um remix de “Tiger in the Jungle“, criado como parte da oficina “Remixing Open Culture: Get Creative with Creative Commons” facilitado por Jocelyn Miyara

Paralelamente à programação presencial, a conferência contou com uma programação online. As sessões remotas ocorreram durante quatro dias e incluíram apresentações sobre preconceitos de gênero e de países em citações da Wikipédia para publicações acadêmicas (parte da Vitrine de Pesquisa da WMF); um projeto que disponibiliza partituras de música erudita brasileira; e uma iniciativa que está descobrindo a tapeçaria cultural da Tanzânia. A programação online também contou com sessões que puderam ser assistidas a qualquer hora, como uma sobre o Wikiproyecto Chiloé, uma experiência de acesso aberto com o patrimônio histórico do sul do Chile. Também foi possível que participantes remotos participassem do Desafio América Latina no Wikidata, concurso que melhorou informações sobre autores latino-americanos por meio do jogo Wikidata Distributed.

Como seria de se esperar, a conferência também contou com uma oportunidade de editar. A editatona “Mulheres nas ciências“, patrocinada pelo grupo L’Oréal, convidou participantes da conferência presencial e online para melhorar e traduzir as biografias de mulheres da América Latina que ganharam o prêmio L’Oréal-UNESCO em seus países.

A woman stands at the stage with a package in her hands and delivers it to a man
Cecilia Cardozo entregando uma sacola de presentes da L’Oréal a um dos vencedores, Julián Cueto, editor e Wikipedista em Residência no Museu de La Plata, Argentina (Mike Peel, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

A pesquisa pré-conferência identificou que havia uma necessidade da conferência explorar as abordagens sociais e técnicas que normalmente vemos nas iniciativas da GLAM Wiki. Antes da conferência, a comunidade foi apoiada para ter uma série de conversas online, onde deixaram de falar sobre necessidades pequenas, mas urgentes, e passaram a querer conceber em conjunto uma infraestrutura compartilhada que durasse. Os organizadores da conferência também convidaram a Diretora de Produto e Tecnologia da Fundação Wikimedia, Selena Deckelmann, para falar em uma das sessões online, IA e Sociedade do Conhecimento, e fazer a fala principal da conferência, pessoalmente, no Uruguai, onde Selena perguntou à comunidade como poderíamos fazer da Wikipedia um projeto multigeracional.

Queremos agradecer à equipe dos Wikimedistas do Uruguai (Evelin Heidel, Isaac Ilovaca, Paula Domínguez Font, Natalia Hernández Silveira, Nat Hernández Clavijo, Federico Colman e Gonzalo Saavedra), à equipe organizadora principal (incluindo Anna Torres, Patricia Diaz e Sandra Soster) e aos comitês de programas e bolsas por todo o seu trabalho para tornar a conferência um evento tão diversificado, inclusivo e dinâmico. Por fim, queremos expressar nossa gratidão à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República do Uruguai, não só pelo espaço, mas também por todo o apoio para que a GLAM Wiki 2023 acontecesse. O impacto desta conferência será sentido nos próximos anos e não teria sido possível sem os esforços incríveis de todos os envolvidos.