Atualizações de janeiro de 2024 do MCDC: Redação completa da Carta e participação da comunidade em abril

Membros do MCDC em sua reunião presencial em Atlanta (Nhu Phan/CC BY-SA 4.0)

Durante o último fim de semana de janeiro, o Comitê de Redação da Carta do Movimento se reuniu com o objetivo de finalizar as atualizações das versões escritas anteriormente. As sessões do Comitê em Atlanta foram elaboradas de forma colaborativa, abrangendo discussões, redação e sessões de planejamento.

Em janeiro, o MCDC se reuniu cinco vezes, incluindo reuniões com as principais partes interessadas do movimento antes de sua reunião presencial.

  • 4 de janeiro – Reunião regular do MCDC: O Comitê discutiu propostas sobre a estrutura de Afiliados, bem como sobre o Conselho Global, com foco na concessão de subsídios. A equipe de suporte realizou um “exame de saúde do Comitê” para saber como os membros do Comitê se sentiam em relação à indicação de novos membros e à carga de trabalho em geral. Observação: você pode ler mais sobre a participação abaixo. Também foi sugerido convidar revisores de texto para a redação completa da Carta.
  • 8 de janeiro – Alguns membros do MCDC participaram da reunião com WM DE sobre os planos para o Wikimedia Summit.
  • 11 de janeiro – Reunião regular do MCDC: O Comitê analisou os planos para a reunião presencial e continuou as discussões sobre a proposta de Afiliados, bem como sobre o Conselho Global (concessão de subsídios).
  • 12 de janeiro – Vários membros do MCDC participaram de uma chamada informativa sobre as atualizações da Estratégia de Afiliados com os representantes do Conselho de Administração para discutir os pontos de convergência e divergência entre as propostas do MCDC para Afiliados e a Estratégia de Afiliados do Conselho.
  • 18 de janeiro – Reunião regular do MCDC: O Comitê discutiu as principais questões que precisavam ser abordadas em sua próxima reunião presencial. Em termos de conteúdo, os membros discutiram as funções do Conselho Global e revisaram a versão preliminar dos Papéis e Responsabilidades, entre outros.
  • 26 a 28 de janeiro – O Comitê se reuniu pessoalmente, participando de um trabalho coletivo que incluiu discussões e sessões de redação. Os membros do MCDC contaram com a participação dos contatos da BoT, Nataliia Tymkiv e Lorenzo Losa, e, pela primeira vez, do Advogado Geral da WMF, Stephen LaPorte, para apoiar o Comitê em questões jurídicas.

Entre as questões importantes sobre as quais o Comitê deveria chegar a um acordo estavam as funções e o propósito do Conselho Global, sua estrutura e membros, incluindo uma comparação entre o modelo de Pequeno Porte e o modelo de Assembleia com Conselho. As discussões sobre os Hubs incluíram a geração de receita e a distribuição de fundos; enquanto as discussões sobre Papéis e Responsabilidades incluíram uma nova ideia sobre a função de mediar e arbitrar disputas entre membros e outras entidades do movimento. As alterações serão refletidas na redação completa da Carta, que será compartilhada para consulta da comunidade no início de abril.

Outras notícias

Atualização sobre a participação: Érica Azzellini deixou de ser membro por motivos pessoais (veja o anúncio completo). O MCDC decidiu que, a partir de janeiro de 2023, não haverá mais substituições de seus membros. Em sua reunião pós-Wikimania 2023 em Cingapura, o Comitê revisitou essa conversa e concluiu que a integração de novos membros neste momento do processo de redação consumirá muito tempo e energia em detrimento da redação. Ao mesmo tempo, os Consultores têm acompanhado o processo do MCDC e, às vezes, têm tido a oportunidade de fazer a primeira revisão e dar feedback sobre o conteúdo. Espera-se que a lista de mais de 30 Consultores de todo o mundo ofereça ao comitê de redação as diversas perspectivas e experiências necessárias.

Resumo do feedback da comunidade:

O resumo dos comentários recebidos sobre as versões preliminares da Carta do Movimento, coletados durante o período de eventos e conversas na wiki e nas chamadas da comunidade, de 3 de setembro a 31 de dezembro de 2023, está disponível no Meta.

Participe da pesquisa sobre o Conselho Global

Com base nas sugestões das chamadas abertas mensais do MCDC com a comunidade, a equipe de apoio elaborou uma pesquisa de opinião para avaliar as perspectivas sobre algumas das expectativas relacionadas ao objetivo, ao papel e à função do Conselho Global. Essa pesquisa proporá algumas das áreas de responsabilidade e tomada de decisões derivadas das resoluções históricas de natureza global do Conselho de Administração da Wikimedia Foundation para definir onde os participantes do movimento acham que essas decisões devem ser tomadas no futuro.

O prazo foi prorrogado, você pode preencher a pesquisa até 24 de fevereiro. Você pode responder à pesquisa publicamente no Meta ou usar a pesquisa anônima do Google Forms. Todas as respostas serão levadas em conta nas discussões do MCDC relacionadas ao Conselho Global.

Próximos passos: A redação completa da Carta do Movimento será publicada em abril para participação da comunidade

Fevereiro e março: O MCDC está trabalhando para finalizar a redação completa da Carta, inclusive compartilhando uma versão preliminar com os Consultores, ex-membros do MCDC e com o Conselho de Administração da WMF para análise, antes que o MCDC atualize a redação novamente. Em seguida, a versão atualizada passará por revisão de texto, revisão jurídica e traduções antes de ser publicada para participação da comunidade.

22 de fevereiro: Está programada uma chamada fechada com os Consultores e os outros revisores para dar feedback ao MCDC sobre a versão preliminar.

Em março, os membros do MCDC se prepararão para o Wikimedia Summit, participarão da Reunião de Estratégia da WMF em Nova York, nos dias 7 e 8 de março, e se prepararão para as próximas consultas à comunidade.

Chamada aberta à comunidade em março: A DEFINIR

De 2 a 22 de abril: A redação completa da Carta é compartilhada no Meta e o período de participação da comunidade começa! (Detalhes em breve)

Maio: Preparativos para o período de votação, incluindo a finalização do texto da Carta com base no feedback da comunidade

12 a 25 de junho: O período de votação de ratificação da Carta completa. Os detalhes sobre a votação serão fornecidos mais perto da data.

Observação: se quiser organizar uma conversa com sua comunidade e convidar membros do MCDC para a conversa, entre em contato com: movementcharter@wikimedia.org ou deixe uma mensagem na página de discussão.

Alguma sugestão ou pergunta antes da participação da comunidade? Informe o subcomitê de comunicações do MCDC entrando em contato pelo Telegram: Wikimedia Movement Strategy ou por e-mail: movementcharter@wikimedia.org.