Por que o WMB decidiu apoiar o Wiki Loves Cultura Popular? 

A cultura popular é um elemento crucial da identidade de um povo, refletindo sua história, tradições e valores. Mas muitas vezes a preservação desse tipo de patrimônio se torna um desafio devido à falta de visibilidade ou ausência de informações acessíveis para garantir a disseminação e perpetuação da cultura viva. Como uma organização comprometida em promover o conhecimento livre e a colaboração, o Wiki Movimento Brasil (WMB) está sempre em busca de apoiar iniciativas que fortaleçam a cultura do compartilhamento de informações. Nesse sentido, o WMB se orgulha de organizar o Wiki Loves Cultura Popular (WLCP), uma competição que busca incentivar a documentação do patrimônio imaterial brasileiro através de fotografias, áudios e vídeos.

Este concurso, que se concentra na cultura imaterial e no patrimônio vivo do Brasil, faz parte de uma série de concursos fotográficos focados em preservar patrimônios na  Wiki, ao lado de: Wiki Loves Monuments (patrimônio histórico) e Wiki Loves Earth (patrimônio natural). 

O concurso está alinhado à estratégia do movimento de promover a equidade do conhecimento, uma vez que incentiva a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil, contribuindo para a diversidade e representatividade cultural nas plataformas Wikimedia. Além disso, ao incentivar a produção e o compartilhamento de fotografias relacionadas às práticas, saberes, modos de expressão e celebrações variadas, o WMB proporciona uma oportunidade para as pessoas mostrarem a riqueza e a diversidade da cultura popular de suas regiões, que muitas vezes são negligenciadas ou não recebem  a visibilidade merecida.

Organizar essa competição também está em linha com os objetivos do WMB de melhorar a qualidade, a diversidade, a confiabilidade e a veracidade da informação disponível na internet em português. Para submeter as fotos para o WLCP não é necessário que os registros sejam novos ou que tenham sido feitos especificamente para o concurso. O importante é que seja a primeira vez que sejam compartilhados no Wikimedia Commons. Isso significa que até mesmo fotos, vídeos e áudios antigos podem ser disponibilizados para todos.

Durante a competição, fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil têm a oportunidade de fotografar, gravar vídeos e áudios de várias manifestações da cultura popular brasileira em suas regiões ou em locais que visitaram, carregando essas mídias no Wikimedia Commons, um repositório de imagens e outros arquivos livres sob uma licença Creative Commons, licenças livres que permitem a reutilização com atribuição dos créditos.

A organização do WLCP também serve para promover a participação ativa da comunidade na construção do conhecimento, engajando pessoas e comunidades de diferentes origens para melhorar a cobertura da cultura brasileira na internet com conteúdos livres. Ao incentivar a participação de fotógrafos amadores e profissionais, o WMB estimula o fortalecimento de uma rede de colaboradores que têm interesses e objetivos semelhantes. Essa troca de conhecimentos e experiências é fundamental para o crescimento e fortalecimento do ecossistema do conhecimento livre.

Considerando que a colaboração e o compartilhamento são pilares que orientam a agência do Wiki Movimento Brasil, essa iniciativa está em perfeita harmonia com nossos objetivos.  Através dela, é possível estabelecer novas conexões e construir um acervo digital rico e diversificado sobre o patrimônio imaterial do nosso país. Mas para além de estimular a colaboração e o engajamento da comunidade Wikimedia,  a organização do WLCP promove a valorização da cultura popular local.

Essa valorização se conecta com uma visão de mundo mais ampla, alinhada, por exemplo, à convenção da UNESCO para salvaguarda de saberes e tradições. Iniciativas como o WLCP contribuem para a conscientização, especialmente entre as novas gerações, da importância do patrimônio cultural imaterial e de sua salvaguarda. Sobretudo, se levarmos em conta que os processos de globalização e de transformação social, ao mesmo tempo em que criam condições propícias para um diálogo renovado entre as comunidades, geram também, da mesma forma que o fenômeno da intolerância, graves riscos de deterioração, desaparecimento e destruição do patrimônio cultural imaterial, devido em particular à falta de meios para sua salvaguarda.