Pensando sobre planejamento anual no departamento de Produto e Tecnologia da Fundação Wikimedia

Eu falei com todas e todos vocês em novembro sobre o que eu acredito ser a pergunta mais urgente que o movimento Wikimedia enfrenta: como garantimos que a Wikipédia e todos os projetos Wikimedia sejam multigeracionais? Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que tiraram um tempo para realmente considerar essa pergunta e me responder diretamente, e agora que eu tive a chance de passar um tempo refletindo sobre suas respostas, eu vou compartilhar o que aprendi.

Em primeiro lugar, não há razão única pela qual pessoas voluntárias contribuem. Para nutrir múltiplas gerações de pessoas voluntárias, precisamos entender melhor as várias razões pelas quais as pessoas contribuem com seu tempo para nossos projetos. Depois, precisamos focar no que nos destaca: nossa habilidade de prover conteúdo confiável conforme a desinformação e as informações falsas se proliferam pela internet e em plataformas que competem pela atenção das novas gerações. Isto inclui garantir que atinjamos a missão de reunir e entregar a soma de todo o conhecimento humano para o mundo expandindo nossa cobertura e informações faltantes, o que pode ser causado por iniquidade, discriminação ou viés. Nosso conteúdo precisa também servir e permanecer vital em uma internet em mutação e guiada por inteligência artificial e experiências ricas. Por fim, precisamos encontrar maneiras de financiar sustentavelmente nosso movimento construindo uma estratégia compartilhada para nossos produtos e receita para que possamos financiar este trabalho a longo prazo.

Essas ideias serão refletidas no plano anual de 2024-2025 da Fundação Wikimedia, ”’cuja primeira porção eu estou compartilhando com vocês hoje na forma de objetivos rascunhados para o nosso trabalho de produto e tecnologia.”’ Como no ano passado, nosso plano anual inteiro será centrado nas necessidades tecnológicas de nossos públicos e plataformas, e nós gostaríamos de ter o seu feedback para saber se estamos focando nos problemas corretos. Esses objetivos se constroem a partir de ideias que temos ouvido de membros da comunidade ao longo dos últimos vários meses em Discutindo:2024, em listas de emails e páginas de discussões, e em eventos da comunidade sobre nossa estratégia de produto e tecnologia para o ano à frente. Você pode ver a lista completa de objetivos rascunhados abaixo.

Um “objetivo” é uma direção de nível alto que moldará os projetos de produto e tecnologia que tocaremos no próximo ano fiscal. Eles são intencionalmente amplos, representam a direção de nossa estratégia e, importantemente, que desafios estamos propondo priorizar em meio às várias possíveis áreas de foco para o ano vindouro. Estamos compartilhando isso agora para que membros da comunidade possam ajudar a moldar nosso pensamento em estágio inicial e antes que se criem compromissos com orçamentos e alvos mensuráveis para o ano.

Feedback

Uma área em que nós particularmente gostaríamos de receber feedback é o nosso trabalho agrupado sob o nome “Wiki Experiências”. “Wiki Experiências” é sobre como nós entregamos, melhoramos e inovamos eficientemente a maneira com que as pessoas usam diretamente as wikis, seja como contribuidoras, consumidoras ou doadoras. Isto envolve trabalho para apoiar nossa tecnologia central e nossas capacidades e garantir que podemos melhorar a experiência de pessoas editoras voluntárias — particularmente aquelas que têm direitos estendidos — por meio de funcionalidades e ferramentas melhores, serviços de tradução e melhorias de plataforma.

Aqui vão algumas reflexões de nossas discussões de planejamento recentes, e algumas questões para todas e todos vocês nos ajudarem a refinar nossas ideias:

  1. Voluntariar-se em projetos Wikimedia deveria ser gratificante. Nós também achamos que a experiência da colaboração online deveria ser uma parte importante do que faz o voluntariado voltar. O que é necessário para o voluntariado achar que editar é gratificante, e para trabalhar melhor conjuntamente para construir conteúdo confiável?
  2. A confiabilidade do nosso conteúdo é parte da contribuição única da Wikimedia para o mundo, e é o que mantém as pessoas vindo à nossa plataforma e usando nosso conteúdo. O que podemos construir que ajudará a aumentar conteúdo confiável mais rapidamente, mas ainda dentro dos padrões de qualidade determinados pelas comunidades em cada projeto?
  3. Para continuar relevante e competir com outras grandes plataformas online, a Wikimedia precisa de uma nova geração de consumidores que sintam conexão com o nosso conteúdo. Como podemos tornar nosso conteúdo mais fácil de ser descoberto e interagir com as pessoas que nos leem e nos doam?
  4. Em uma era em que abusos online resistem, precisamos garantir que nossas comunidades, plataforma e sistema de serviço estejam protegidos. Nós também enfrentamos obrigações legais crescentes, com legisladores globais buscando moldar a privacidade, a identidade e o compartilhamento de informações online. Que melhorias às nossas capacidades de enfrentamento de abusos nos ajudarão a abordar esses desafios?
  5. MediaWiki, a plataforma de software e interfaces que permitem à Wikipédia funcionar, precisam de apoio contínuo pela próxima década de modo a fornecerem a criação, moderação, armazenamento descoberta e consumo de conteúdo aberto e multilíngue em larga escala. Que decisões e melhorias de plataforma podemos fazer este ano para garantir que o MediaWiki seja sustentável?