De 2 a 4 de maio, a Wikimedia Chile foi a sede da primeira Wiki Advocacy Meeting, um encontro para Wikimedistas e ativistas dos direitos digitais que se dedicam à defesa e proteção do conhecimento aberto na esfera pública. O evento aconteceu no marco da Conferência da UNESCO para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que este ano também ocorreu em Santiago do Chile.
Representantes de mais de 20 países, incluindo membros do movimento Wikimedia a nível global e da sociedade civil da América Latina se reuniram durante três dias em Santiago para discutir e trabalhar de maneira concreta em três objetivos:
- Conhecer e trocar experiências a respeito dos principais desafios que cada afiliado enfrenta atualmente no seu trabalho de promover e defender o modelo Wikimedia em seus respectivos territórios.
- Identificar tendências globais que poderiam afetar a sustentabilidade do modelo Wikimedia de conhecimento livre no ambiente digital e definir temáticas prioritárias para atender neste momento.
- Iniciar o fortalecimento de uma rede de wikimedistas que se envolvem em ações de defesa de causa do conhecimento livre em política pública, com ênfase na inclusão do sul global.
Uma oportunidade para defender o conhecimento livre da América Latina
O encontro Wiki Advocacy foi parte de um evento maior: a 31ª Conferência Unesco para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que este ano foi realizado pela primeira vez em Santiago do Chile, e se dedicou a conscientizar sobre a importância do jornalismo e o acesso à informação.
A Wikimedia Chile identificou neste evento uma oportunidade valiosa para convocar os diferentes atores do movimento Wikimedia dedicados a promover e proteger o papel do conhecimento aberto na criação de ambientes informativos melhores, especialmente no mundo digital.
Para aproveitar o contexto local, ademais, o capítulo chileno decidiu realizar o encontro Wiki Advocacy no Centro de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Chile, espaço localizado perto do local da conferência da Unesco. Assim, dentro da programação do encontro, as pessoas participantes tiveram a oportunidade de assistir conversas e sessões plenárias da conferência UNESCO, com representantes mundiais que se dedicam à defesa da liberdade de expressão e imprensa, em contextos marcados por fenômenos como a desinformação, o avanço de novas tecnologias, e regulação de conteúdos e a governança de plataformas digitais.
“Participar de um evento como o Dia da Liberdade de Imprensa UNESCO permite observar como funcionam e quais são as temáticas de interesse dos atores vinculados à liberdade de imprensa e expressão e que afetam o movimento Wikimedia. Facilitar que diferentes membros da nossa comunidade pudessem participar e aprender desta instância, em Santiago, nos pareceu uma oportunidade única que não podíamos deixar passar como organização”, assinalou Patricia Díaz Rubio, Diretora Executiva da Wikimedia Chile.
Habilidades Wiki para a cidadania: A necessidade de capacitar em habilidades para combater a desinformação e fomentar a alfabetização midiática
Como parte da programação do encontro, a Wikimedia Chile também organizou dois eventos paralelos e abertos à comunidade: uma oficina sobre ferramentas Wikimedia e desinformação, e uma roda de conversa sobre alfabetização digital e midiática. O primeiro encontro era dirigido a jornalistas e pessoas comunicadoras do Chile e ficou a cargo de Costanza Sciubba, líder de estratégia contra desinformação da Fundação Wikimedia, César Baeza, correspondente da Repórteres Sem Fronteiras no Chile e Carla Toro, Diretora de Formação e Tecnologias na Wikimedia Chile. Nela foram entregues ferramentas para compreender os múltiplos aspectos do fenômeno da desinformação nos ambientes digitais, e quais são seus desafios atuais para o jornalismo e o direito de acesso à informação. Ademais, capacitou-se participantes sobre o potencial da Wikimedia e suas ferramentas como aliados-chave para compensar os efeitos do fenômeno.
O segundo encontro contou com a participação de profissionais do Centro de Inovação do Ministério de Educação de Chile, a empresa de tecnologia Google, e o Colégio de Jornalistas do Chile. O encontro, que foi moderado pela Wikimedia Chile, buscou destacar o papel da Alfabetização Digital e Midiática frente às novas complexidades do ecossistema informativo e digital, onde a desinformação e o uso crítico das tecnologias surgem como os principais desafios.
“Comunidade é como crescemos, tecnologia é como brilhamos, defesa de causa é como sobrevivemos”: Por que estas conversas importam para nós
Ao longo dos dias do encontro de Wiki Advocacy surgiram várias conversas a respeito do estado atual do movimento Wikimedia frente às ações de defesa de causa em políticas públicas: onde estamos agindo, quais são as ameaças que, de diferentes territórios e países, poderiam afetar nossa missão e nossa sustentabilidade, quais são os desafios mais urgentes para o movimento, e que habilidades, estratégias e capacidades precisamos no momento para nos inteirarmos deles.
Estas são algumas das conclusões a que chegamos:
- Devemos defender nosso papel na internet de hoje: Se há 20 anos a internet se construía como um espaço para ampliar o conhecimento, fortalecer conexões e ser um apoio para a democracia e a liberdade de expressão, hoje a visão parece ser oposta: temas como o protecionismo, a censura e a regulação de conteúdos são tendências na hora de falar sobre governança de internet. A Wikimedia é o último espaço em que permanece vivo o espírito original da internet, e em que os direitos humanos seguem no centro
- Devemos difundir a palavra: refletimos sobre a necessidade de nos aproximarmos dos espaços de poder, pessoas que tomam decisões e organismos legislativos de nossos respectivos territórios, para explicar como funciona o modelo Wikimedia de conhecimento livre na internet e conscientizar sobre a importância da liberdade de expressão e o acesso à informação como direitos humanos inegociáveis para o bem-estar das democracias.
- Mais e melhores histórias: É importante construir narrativas poderosas que nos permitam contar para o mundo o que fazemos e por que é importante que nosso movimento siga existindo.
- A colaboração é chave: devemos identificar, gerar e fortalecer alianças com setores e organizações da sociedade civil de nossos diferentes territórios, que valorizem nossa missão e nos ajudem a seguir adiante.
O que nos resta fazer
Para conhecer mais sobre resultados, urgências e necessidades em temas de defesa de causa em política pública que identificamos após este 1º encontro, convidamos vocês a participarem de uma próxima reunião virtual na terça-feira, 11 de junho, às 13:00 (UTC). Também, convidamos quem deseja aprender mais sobre estas conversas a entrar no chat do Telegram, e a participar do grupo que hoje trabalha para fortalecer a rede Wiki Advocacy em todo o mundo.
Para mais informações sobre o 1° encontro Wiki Advocacy, convidamos você a conhecer a página no Meta e a olhar a categoria no Wikimedia Commons: Wiki Advocacy Meetup 2024.
Can you help us translate this article?
In order for this article to reach as many people as possible we would like your help. Can you translate this article to get the message out?
Start translation