Em nossa primeira postagem Diff sobre o Wiki Infográficos, falamos sobre os objetivos do projeto e apresentamos seu plano técnico de desenvolvimento. Na seção 8 desse documento, estabelecemos um cronograma para o desenvolvimento. Estamos quase no prazo, devido a complexidades técnicas encontradas na integração de nosso protótipo com o Toolforge. Estamos implementando nossa estratégia de mitigação de riscos (seção 6) para superar esses desafios. Ao mesmo tempo, vimos um progresso significativo tanto no backend quanto no frontend, garantindo que nossa ferramenta possua uma infraestrutura sólida e uma interface intuitiva. Conforme esta postagem continua, detalharemos as metas que alcançamos com sucesso até agora.
Backend e processamento de dados
O backend é a espinha dorsal do projeto. Ele é responsável por lidar com a busca e o processamento de dados. O software Wiki Infográficos usa um sistema de API de backend robusto, escalável e de fácil manutenção. Aproveitamos a estrutura leve do Flask para acelerar nosso processo de desenvolvimento e as funcionalidades do Pandas para executar a manipulação de dados necessária.
Em julho, nos concentramos no desenvolvimento do protótipo inicial. Para isso, estabelecemos um estudo de caso: dados populacionais dos municípios brasileiros, extraídos do Wikidata. Este exemplo nos fornece dados fáceis de recuperar (usando o Wikidata Query Service) e verificar (acessando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), e servirá como base para os outros dados estruturados que planejamos reunir dos projetos Wikimedia.
O desenvolvimento de backend envolveu o estabelecimento de endpoints, o processamento dos dados adquiridos e a manipulação dos dados para se encaixarem em diferentes visualizações. Toda a estrutura é modular, para permitir o dimensionamento em outros endpoints e fontes de dados.
Autenticação e Toolforge
Nossa ferramenta será hospedada no Toolforge, uma hospedagem em nuvem gratuita para colaboradores da Wikimedia. Uma vez que a ferramenta esteja pronta para ser implantada, é possível solicitar um domínio para a ferramenta. O Wiki Movimento Brasil tem várias ferramentas hospedadas no Toolforge. Esta é uma fase crítica no projeto, pois marca a transição do ambiente de desenvolvimento local para uma ferramenta funcional e acessível publicamente, com a qual a comunidade poderá, com o tempo, se envolver. Devido a alguns desafios de implantação no Toolforge, ainda não estamos totalmente funcionais e ativos, mas esperamos que isso aconteça em breve!
No Toolforge, temos espaço e capacidade limitados para gerenciar múltiplas solicitações, por isso estabelecemos que, para o protótipo inicial, o usuário deve fazer login na ferramenta usando Oauth. Isso garante que temos algum controle sobre a quantidade de consultas sendo realizadas enquanto estudamos as demandas do software no servidor. Planejamos implementar uma funcionalidade de histórico de consultas pessoais para que o usuário não perca seus gráficos.
Interface de frontend
Simultaneamente ao progresso feito no desenvolvimento de backend, iniciamos o desenvolvimento da interface de frontend. Nosso objetivo é projetar uma interface que não seja apenas amigável, mas também intuitiva, proporcionando uma experiência fluida para os usuários ao interagirem com os dados. Para alcançar isso, utilizamos tecnologias e estruturas web modernas para garantir que a interface seja responsiva e acessível, conceitos fundamentais em nossos desenvolvimentos.
O que vem a seguir?
Com esses elementos fundamentais em vigor, os próximos passos após a implantação envolvem aprimorar ainda mais a ferramenta, coletar feedback da comunidade e iterar com base nas sugestões recebidas. Continuaremos a aprimorar a funcionalidade da ferramenta, melhorar sua interface e garantir que ela atenda às necessidades dos usuários.
Quer saber mais sobre o projeto Wiki Infográficos, seu progresso e desafios? Leia as postagens de blog detalhadas que James Okolie está escrevendo sobre seu estágio no Outreachy!
Can you help us translate this article?
In order for this article to reach as many people as possible we would like your help. Can you translate this article to get the message out?
Start translation