Contribua para a ampliação da visibilidade de conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes.

Translate this post

Tendo como marco o Dia do Nordestino, comemorado em 08 de outubro, a 2ª edição do Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki pretende criar um palco aberto para a visibilidade de conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes. O evento híbrido acontece na Wikipédia lusófona e em outros projetos de acesso aberto e gratuito entre 1º de outubro e 11 de novembro de 2024.

Apesar de ser um dos dez sites mais acessados no mundo, a Wikipédia ainda trabalha para preencher lacunas no que diz respeito à diversidade. É ela que garante o impacto do conhecimento livre sistematizado neste esforço coletivo. Nesse sentido, considerar a ampla gama de aspectos que constituem (e incluem) pessoas no horizonte da diversidade é uma ideia que se converte em ação de alto impacto nas iniciativas que atingem a enciclopédia digital mais visitada do mundo.

Com o objetivo de reduzir essas lacunas, a equipe do Projeto Mais Teoria da História na Wiki irá organizar uma série de atividades focadas na reflexão e na formação de editores com diferentes níveis de experiência nos projetos Wikimedia. Confira a programação:

Webinar 

Dia 01 de outubro, às 18h30 (BRT), estaremos ao vivo com a professora Kiara Vieira (UFERSA) e a cineasta Lolo Arziki (UNL) para conversar sobre a visibilidade de conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes em relação com a Teoria da História e a Wikipédia. A medição será feita por Ronald Canabarro (UFRJ), fundador do projeto de história pública História Transviada, e contará com intérpretes de LIBRAS. A transmissão ocorrerá no canal do Projeto Mais+ no Youtube. 

Oficinas de formação virtuais

De 03 a 10 de outubro, oferecemos oficinas de capacitação para edição na Wikipédia, Wikidata e Wikimedia Commons. As oficinas são gratuitas, abertas a todos e conferem um certificado de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Editatona presencial

A maratona de edição presencial do evento Mais Diversidade em Teoria da História da Wiki acontecerá no dia 08 de outubro de 2024 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no campus de Caicó (CERES/URFN). O evento contará com brunch e coffe break. Todas as pessoas inscritas deverão fazer uma pequena doação de R$10,00 para o Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB), instituição sem fins lucrativos dedicada à preservação, difusão e democratização do acesso às memórias lésbicas. As vagas são limitadas a 30 pessoas. 

Concurso de edição virtual

Entre 11 de outubro e 11 de novembro. Uma divertida competição de edição e criação de verbetes na Wikipédia lusófona, de edição e criação de itens no Wikidata e de carregamento de materiais multimídia no Wikimedia Commons. As pessoas participantes mais ativas serão presenteadas com caixas temáticas com brindes pensados com muito carinho pela organização do evento.

Para mais informações sobre a programação, confira a página oficial do evento: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Projeto_Mais_Teoria_da_História_na_Wiki/Mais_Diversidade_2024 

O Mais+ Teoria da História na Wiki é um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global. O Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki é o segundo de dois eventos temáticos voltados a incentivar a edição de temas marginalizados na Teoria da História em 2024. O projeto conta com o financiamento da Fundação Wikimedia, e tem como parceiros a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de contar com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento Wikimedia.

Se você acredita na construção comunitária do conhecimento livre e na equidade da informação, participe deste movimento! Acesse a página oficial do evento e faça a sua inscrição através deste formulário.

Siga o Facebook e Instagram, inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe o Projeto através da página e do site oficial!

Can you help us translate this article?

In order for this article to reach as many people as possible we would like your help. Can you translate this article to get the message out?