Compartilhe conhecimento sobre o Direito ao Meio Ambiente Saudável com #WikiForHumanRights

Envolva-se com o #WikiParaDireitosHumanos 2022 participando do webinar de lançamento  ao vivo em 14 de abril; participando de um desafio de escrita de um mês na Wikipédia; participando de eventos globais; e mais. 

Estamos empolgados em lançar a campanha #WikiForHumanRights de 2022, que convoca o voluntariado a escrever e melhorar conteúdo na Wikipédia sobre direitos humanos, saúde ambiental e a faixa de comunidades impactadas pelos problemas ambientais ao redor do mundo. A campanha ocorrerá de 14 de abril a 30 de junho.

Pela primeira vez no ano passado, a ONU reconheceu oficialmente que ter um meio ambiente limpo, saudável e sustentável é um direito humano. Esta decisão-chave destaca o quão vital é que as pessoas tenham acesso a informação, incluindo aquela encontrada na Wikipédia, que as ajude a entender melhor os seus direitos, e como vigiá-los. 

Vem também num momento em que nosso planeta está enfrentando aquilo que a ONU chama de “crise planetária tripla” de mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição. Acesso a informação neutra, baseada em fatos e atual sobre assuntos de mudanças climáticas desempenha um papel fundamental em nossa habilidade de não apenas entender estas crises interconectadas, mas de mitigar suas causas e adaptar a sociedade para garantir um futuro saudável para todas as pessoas. A Wikipédia, por sua vez, nunca importou mais do que agora. 

Você pode ajudar a responder a esta crise global se juntando à campanha #WikiForHumanRights. Nós te convidamos para as seguintes atividades para aprender mais sobre a conexão  entre direitos humanos e as crises ambientais, e como compartilhar esta informação na Wikipédia.

Junte-se ao Webinar de Lançamento!

No dia 14 de abril às 14:00 UTC, convidamos você a se juntar ao evento ao vivo em que marcaremos o lançamento da campanha #WikiForHumanRights deste ano.  

Pela terceira vez, a Fundação Wikimedia, em conjunto com o  Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, sediarão uma conversa especial ao vivo sobre como a Wikipédia e outros conhecimentos públicos desempenham um papel no ato de entender os impactos em direitos humanos da crise planetária tripla, da perda de biodiversidade, mudanças climáticas e poluição.

Teremos um painel de especialistas convidados que estão trabalhando com o sistema da ONU para promover o Direito ao Meio Ambiente Saudável. Isto incluirá o Relator Especial de Tóxicos e Direitos Humanos, Dr. Marcos A. Orellana; a diretora do Women4Biodiversity Mrinalini Rai; a Secretária-Geral Assistente e Secretária Executiva da ONU e Secretária da Convenção pela Diversidade Biológica Elizabeth Mrema; e o jovem ativista Alejandro Daly. Para participar do evento, registre-se aqui.

Durante o evento, nós discutiremos o papel das plataformas de conhecimento aberto como a Wikipédia em abordar as crises ambientais. Palestrantes  compartilharão opiniões sobre como tornar a conexão entre os direitos humanos e o meio ambiente mais clara e acessível ao público geral.

O evento incluirá traduções simultâneas  em espanhol, português, francês, chinês e árabe.  

Junte-se ao Desafio Global de Escrita

De 15 de abril a 15 de maio de 2022, convidaremos wikimedistas em todos os lugares para se juntarem ao desafio global de escrita que durará um mês. O desafio tem como objetivo preencher lacunas de conteúdo sobre direitos humanos, saúde ambiental e as diversas pessoas afetadas pelas crises ambientais convergentes das mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade. 

Participe de Eventos da Comunidade

Como parte da campanha, haverá várias atividades e eventos simultâneos acontecendo em diferentes regiões. Eventos como webinars, editatonas, workshops e concursos de escrita locais acontecerão por todo o mundo e nós te encorajamos a encontrar um evento para participar.

Dia da Terra

Em comemoração ao Dia da Terra, nós sediaremos um workshop de edição em 22 de abril  às 15:00 UTC que focará aprofundadamente em tópicos de meio ambiente e direitos humanos conforme treinamos participantes para contribuir com estes tópicos na Wikipédia. 

O impacto das crises ambientais não pode ser expressado de forma atenuada. Todos nós temos a responsabilidade de garantir que todo mundo tenha acesso a informação neutra, baseada em fatos e atual sobre nosso Direito compartilhado a um Meio Ambiente Saudável . Seja parte deste evento participando da chamada no Zoom.

Seja parte do Grupo de Interesse em Direitos Humanos inscrevendo-se aqui

O Grupo de Interesse em Direitos Humanos (GIDH) é um novo grupo formado por wikimedistas, pessoas e organizações afiliadas interessadas em direitos humanos e suas aplicações aos projetos Wikimedia. É uma iniciativa que engloba todo o movimento e que tem como objetivo criar um lugar seguro no qual questões de direitos humanos de nossas diversas comunidades podem ser ouvidas, discutidas e abordadas.

O GIDH também visa apoiar o compartilhamento de conhecimento notório e confiável sobre ideias, desafios, movimentos e pessoas que atuam em direitos humanos para que quem nos lê se informe sobre o estado dos direitos humanos ao redor do globo e em sua própria parte do mundo. A missão do GIDH é criar uma abordagem equitável e global para os direitos humanos nos projetos Wikimedia. Torne-se um membro inscrevendo-se aqui. Você pode ler mais sobre o grupo no meta

Compartilhe a história e aprenda mais! 

Siga-nos no Twitter @Wikipedia, @Wikimedia e @WikiSusDev ou entre no Canal do Telegram do WikiParaDireitosHumanos para detalhes e atualizações do evento enquanto a campanha continua até o dia 30 de junho de 2022 e volte  à página do evento para atualizações. Use a hashtag da campanha #WikiForHumanRights para espalhar a notícia. Você também pode escrever para campaigns@wikimedia.org se tiver dúvidas. 

No comments

Comments are closed automatically after 21 days.