A campanha global Wiki4WorldHearing2023 e as contribuições das universidades brasileiras

Grupo de estudantes e professora em frente a computadores
Students and professors in a Wikipedia classroom activity held in Curitiba, 2022.

Não importa o país, pode levar anos para quem sofre de problemas auditivos procurar atendimento. Quando o fazem, há uma baixa taxa de aceitação das intervenções recomendadas, principalmente para aparelhos auditivos (Wilson et al., 2017; OMS, 2017). A perda auditiva não tratada é um problema sério e caro em todo o mundo. Isso motivou a Organização Mundial da Saúde a organizar a campanha anual do Dia Mundial da Audição (WHD), que ocorre todo dia 3 de março. O objetivo da campanha é “aumentar a conscientização sobre como prevenir a surdez e a perda auditiva e promover cuidados auditivos em todo o mundo”.

Ao aumentar a conscientização sobre questões de saúde, as plataformas da Wikimedia vêm à mente, pois os artigos relacionados à saúde na Wikipédia são lidos mais de 150 milhões de vezes por mês (Heilman et al., 2011). As informações de saúde na Wikipédia podem ser um recurso significativo e confiável, especialmente em países onde o acesso aos cuidados é escasso (Shafee et al., 2017; NYT, 2014). Em 2022, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) financiou um projeto de cinco universidades brasileiras e algumas agências internacionais para incentivar contribuições da Wikipédia com foco na promoção da saúde auditiva. Este projeto conta com o apoio técnico do Wiki Movimento Brasil.

Para o Dia Mundial da Audição 2019, a Sociedade Internacional de Audiologia e o National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) assumiram a liderança na criação do evento online Wiki4WorldHearingDay2019, para facilitar a melhoria do conteúdo da Wikipédia relacionado à audição, serviços de saúde auditiva, testes auditivos e intervenções preventivas e tratamento. Várias instituições se juntaram ao evento promovendo-o ou contribuindo com conteúdo para artigos da Wikipédia em inglês, português, francês, espanhol, italiano e sueco. O painel de controle da Wikimedia permite que qualquer pessoa monitore as contribuições e o alcance, com grande nível de detalhe e precisão. O rastreamento ocorreu entre 21 de janeiro de 2019 e 31 de março de 2019 e mostrou que 74.000 palavras foram adicionadas em 90 artigos existentes e sete verbetes foram criados na Wikipédia; além disso, 21 imagens foram doadas para o repositório de acesso aberto Wikimedia Commons. Os artigos receberam mais de 2,8 milhões de visualizações durante o período de rastreamento de 2 meses (Morata, Chadha, 2019). Um grupo de alunos da UFSC foi responsável por 60% das edições em língua portuguesa durante a campanha Wiki4WorldHearingDay2019 e mais de 90% das edições em língua portuguesa durante a primeira metade da campanha Wiki4YearOfSound2020 (Montilha et al, submetido).

Dado o sucesso do Wiki4WorldHearingDay2019, duas outras campanhas se seguiram: Wiki4YearOfSound2020 e agora Wiki4WorldHearingDay2023. Nessas plataformas, encontram-se orientações e sugestões para diferentes níveis de envolvimento nas campanhas. O lançamento da próxima campanha ocorreu no escritório da Organização Mundial da Saúde em Genebra, em 18 de novembro, com apresentações de Thais Morata (Usuário:Tmorata) e Daniel Mietchen (Usuário:Daniel Mietchen). Participantes de vários países, incluindo Chile, Zâmbia, Inglaterra, Índia, Áustria, Brasil, Uganda, Austrália, Itália e Geórgia, manifestaram interesse em expandir o conteúdo da Wikipédia em vários idiomas. O rastreamento das contribuições começou e continuará até o final de março de 2023 no painel de controle de 2023. Os autores deste post e Shelly Chadha (líder do Programa de Prevenção de Surdez e Perda Auditiva da OMS) encerrarão oficialmente o esforço online em março de 2023 no Encontro Internacional de Audiologia, que acontecerá em Florianópolis, Brasil.

O tema de 2023 é “Ouvido e cuidados auditivos para todos! Vamos fazer disso uma realidade” e espera-se que os participantes contribuam com conteúdo não apenas específico para a saúde auditiva, mas também para os temas de universalidade e equidade na atenção à saúde. Convidamos a comunidade Wikimedia a se juntar à campanha. Pequenas contribuições contam!

A amplitude e a precisão da cobertura da Wikipédia na ciência médica variam muito. Vemos campanhas como esta como oportunidades únicas para tornar o conteúdo auditivo uma das áreas de saúde mais desenvolvidas na Wikipédia, ao mesmo tempo em que fornecemos informações de qualidade para todos no mundo – onde eles realmente estão procurando.

Avise-nos saber se você tiver alguma dúvida, enviando um comentário para este post.

Referências

Heilman JM, Kemmann E, Bonert M, et al. Wikipedia: a key tool for global public health promotionJ Med Internet Res. 2011;13(1):e14. Published 2011 Jan 31. doi:10.2196/jmir.1589

Montilha A, Morata TC, Flor, et al. The promotion of hearing health through Wikipedia campaigns: article quality assessment and other metrics. Health Informatics Journal, in press.

Morata, TC, Chadha, S. Make Quality Hearing Health Information Available to All. The Hearing Journal: May 2019 – Volume 72 – Issue 5 -p 6. doi: https://10.1097/01.HJ.0000559493.29061.35

New York Times, 2014. Wikipedia is emerging as trusted internet source for information on Ebola. October 26, 2014. Accessed April 4, 2019.

Shafee T, Masukume G, Kipersztok L, et al. Evolution of Wikipedia’s medical content: past, present and future. J Epidemiol Community Health 2017; 71:1122-1129.

WHO, Global costs of unaddressed hearing loss and cost-effectiveness of interventions. World Health Organization, Geneva (2017, accessed April 2, 2019.

Wilson BS, Tucci DL, Merson MH, O’Donoghue EL. Global hearing health care: new findings and perspectives. Lancet, 390 (2017), pp. 2503-2515.