Como o movimento Wikimedia vai ratificar sua carta? 

Nos próximos meses, novas seções da Carta do Movimento Wikimedia – como o Conselho Global, hubs, papéis e responsabilidades e tomada de decisão – serão compartilhadas com wikimedistas para coleta de feedback e revisão. Uma vez completa, a Carta do Movimento passará por um processo de ratificação em 2024, no qual o movimento Wikimedia terá a oportunidade de decidir se aceita ou rejeita a Carta como um todo. Para começar a pensar em como organizar o processo de ratificação, o Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC, na sigla em inglês) propôs uma metodologia e convidou a todas e todos que se interessem a compartilhar seus comentários. Você pode encontrar respostas na página de discussão do Meta.

Em sua proposta, o MCDC identificou quatro grupos que devem ter direito ao voto: indivíduos, projetos Wikimedia, afiliados da Wikimedia e o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. Para mais detalhes, veja uma gravação de uma pessoa que integra o MCDC.

Movement Charter Ratification April 2023, Abbad (WMF), CC BY-SA 4.0

Segue abaixo um resumo das respostas coletadas durante as conversas com a comunidade, no Meta e no Fórum da EM.

Capítulos e Organizações Temáticas

O grupo de votação para afiliados é baseado no princípio “um afiliado – um voto”. Independentemente do número de integrantes votantes de um certo afiliado, cada afiliado tem um único voto representando sua entidade. A proposta do MCDC sugere que se uma pessoa integra um afiliado, ela poderia consultar o afiliado sobre o voto coletivo que será dado.

Foi proposto que todo o corpo de um capítulo (considerando a composição 3 meses antes do voto) dá um voto. Contudo, cada capítulo respectivo deve decidir como votar com base em sua própria estrutura de governança e restrições legislativas. Levantaram-se questões sobre situações em que pessoas integram múltiplos afiliados. Além disso, algumas pessoas notaram que esta abordagem poderia possibilitar a “subversão” do sistema de afiliados. O MCDC planeja revisar estes problemas e abordá-los na segunda proposta de metodologia de ratificação.

Grupos de Usuários

Como com os Capítulos e Organizações temáticas, Grupos de Usuários Wikimedia (UGs, na sigla em inglês) também teriam um único voto. Contudo, houve preocupações com a falta de transparência sobre quantas pessoas integram UGs, além dos contatos listados no Meta-Wiki. Não há padrão de como um UG toma decisões, e ao fazer esta pergunta, o MCDC está encorajando UGs a compartilhar suas ideias sobre como garantir que a futura votação da ratificação seja transparente para todo mundo.

Foi proposto que houvesse diferenciações entre UGs com estruturas legais e os que não dispõem disso, e que se abordasse que UGs variam muito entre eles e não podem ser tratados da mesma forma. Um pensamento que emergiu da consulta foi que UGs podem requerer critérios mínimos para votar como um UG devido às governanças diversas. Sugeriu-se que os critérios fossem criados pelo Comitê Eleitoral da Carta. Algumas pessoas participantes estavam preocupadas com a própria inclusão de UGs (ou mesmo afiliados) na votação devido a alguns questionamentos à sua estrutura e preferiram votações individuais para todas as pessoas wikimedistas.

The members of the Movement Charter Drafting Committee posting for a photo outside in front of a brick wall.
Members of the Movement Charter Drafting Committee

Qual deveria ser a porcentagem mínima de aprovação para a ratificação?

Quando se fala do questionamento de qual deveria ser a porcentagem de apoio necessária entre votantes individuais para a Carta ser ratificada nas discussões online no Meta e no fórum da Estratégia do Movimento, houve preferência por maioria qualificada (⅔ ou 66%) ou acima disso (+⅔ ou 67%). O argumento se baseia na importância excepcional da Carta do Movimento como um documento para o futuro do movimento. Participantes das enquetes feitas durante as consultas da comunidade, contudo, expressaram uma ampla preferência por maioria simples (51%).

Comissão Eleitoral da Carta

A função da Comissão Eleitoral da Carta (CEC) é decidir sobre circunstâncias inesperadas ou desprovidas de clareza. A CEC, que consistirá de 5 membros, decidirá junto com o MCDC sobre as regras restantes da votação.

Sobre a seleção do CEC, participantes expressaram que uma chamada pública por pessoas voluntárias deveria ser promovida nos canais usuais da Wikimedia. Uma outra opção que recebeu apoio significativo foi que o MCDC selecionasse e nomeasse diretamente os membros. Alguns comentários propõem a promoção de eleições para o CEC, embora alguns outros consideraram que eleições estavam “fora de questão” devido ao crescente cansaço de eleições ao longo do movimento.

Entre os tipos de experiência propostos, os seguintes se mostraram os mais importantes para as pessoas participantes: conhecimento de projetos Wikimedia como pessoa contribuidora ou editora; competência em processos eleitorais, ferramentas e análise de dados; e neutralidade, entre outros.

O que vem agora?

Em julho, o MCDC vai compartilhar o rascunho da maior parte do restante das seções da Carta, especialmente: Tomada de Decisão, Hubs, O Conselho Global e Papéis e Responsabilidades. Todas as pessoas ao longo do movimento serão convidadas a discutir o conteúdo, influenciar o que deve ser incluído e prover feedback construtivo para ajudar o Comitê de Redação.

No comments

Comments are closed automatically after 21 days.