Porto Meeting: Encontro de comunidades Wikimedia em línguas minoritárias e menorizadas.

A Wikimedia Portugal, junta-se à Wikimedia Espanha, à Wikimedia Itália e ao CODA / FLUP – Centre for Digital Culture and Innovation, para organizar o ‘Porto Meeting‘, um encontro de comunidades Wikimedia em línguas minoritárias e menorizadas que visa promover a diversidade linguística nos projetos Wikimedia. Este evento decorrerá nos dias 16, 17 e 18 de junho no Porto.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e o Instituto de Pernambuco, serão os palcos desta grande concentração. Através desta reunião, contaremos com a presença de cerca de 20 membros das várias comunidades linguísticas. Será um espaço de partilha de dificuldades e oportunidades com base na sua experiência, abrindo também a participação a investigadores, académicos e outros interessados ​​com a mesma missão.

De acordo com o programa, o primeiro dia do evento pretende colocar em interação a comunidade wikimedista e a comunidade académica. Para além das boas-vindas aos elementos das comunidades das línguas minoritárias, reflete-se sobre o passado e o presente destas línguas e apresentam-se projetos de recuperação, onde se inclui também a Wikimedia. Nos dias 17 e 18, os wikimedistas de línguas minoritárias discutirão entre si o estado dos seus projetos, formas de colaboração para potenciar a sua atividade. No final do encontro, espera-se que do Porto saia o início de um grupo coeso e com um plano de trabalho comum e a definição de  uma declaração de princípios em curso.

Comunidade wikimedia

No movimento Wikimedia, através de todos os seus capítulos e grupos, trabalhamos incansavelmente em projetos e atividades que visam a diversificação de conteúdos, porque acreditamos firmemente que essa diversidade é essencial para aspirar a recolher a soma de todo o conhecimento humano, além de enriquecer e complementar os conteúdos existentes.


O movimento Wikimédia tem plataformas como a Wikipédia ou o Wikidata que são um instrumento valiosíssimo na preservação de línguas minoritárias e menorizadas. Mais do que enciclopédias que toda a gente pode editar, são fontes de conteúdo que todos podem consumir, aumentando assim drasticamente a quantidade de informação facilmente acessível nessas línguas“; indicou André Barbosa, presidente da Wikimedia Portugal e participante do Porto Meeting, tendo também afirmado o seguinte:  “É importante para a preservação da Língua Mirandesa que haja um vasto leque de recursos escritos em Língua MIrandesa facilmente disponíveis e sem custo. E a Biquipédia, a Wikipédia em Língua Mirandesa, pode ser um valiosíssimo instrumento na sua preservação.”


Devemos enfatizar que, embora acreditemos que os conteúdos devem ser diversificados, eles também devem ser de qualidade. Os projetos da Wikimedia são consultados por milhões de pessoas todos os dias, por todos os setores da sociedade, com especial destaque para a educação, por isso é fundamental que a informação seja confiável, neutra e relevante. 


Estamos entusiasmados com este encontro de trabalho diverso e consolidado, além de contar com a experiência e o valor da Celtic Knot Conference e do Wikimedia CEE Meeting realizados em 2022. Ambos focados na situação, experiências e desenvolvimento dos Projetos Wikimedia.

Aceda a portomeeting.wikimedia.pt para ver o programa completo e os seus participantes.

No comments

Comments are closed automatically after 21 days.