Abrindo o caminho para as conversas da comunidade sobre o Conselho Global e Hubs

MCDC members in Utrecht meeting June. 2023. CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons
Membros do Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC na sigla em inglês) em reunião de Utrecht em junho de 2023,  CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons.. Pepe Flores, membro do MCDC, não compareceu desta vez.

De 2 a 4 de junho de 2023, o  Comitê de Redação da Carta do Movimento  (MCDC na sigla em inglês) se reuniu em Utrecht, Holanda, para trabalhar em alguns capítulos chave da Carta do Movimento Wikimedia: o Conselho Global, Tomada de Decisão, Hubs, Papeis e Responsabilidades e o Glossário.

Todos os membros do Comitê têm dedicado seu precioso tempo desde 2021 para cumprir suas responsabilidades compartilhadas de redigir uma Carta para o movimento Wikimedia. Agora, chegou a hora do movimento apoiar o MCDC na entrega de um Carta impactante, baseada em nossa visão e princípios coletivos e definida em uma estratégia para 2030. A responsabilidade é compartilhada e o momento tanto esperado para as comunidades se envolverem de forma ativa com a redação da Carta do Movimento finalmente chegou. Veja as próximas etapas abaixo e descubra como você e as pessoas de sua comunidade podem se envolver!  

Comemorações, novas aventuras e estacionamentos: importantes temas a considerar 

Os membros do Comitê votam nos resultados das discussões, junho de 2023,  CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Embora colaborem online regularmente, esta foi apenas a terceira vez que o Comitê teve a oportunidade de se reunir e trabalhar presencialmente. As sessões foram direcionadas para a obtenção de resultados, fomentando o pensamento coletivo e encorajando meios-termos individuais para alcançar um alinhamento. Tendo em vista as próximas conversas da comunidade global centradas em importantes seções da Carta: o Conselho Global, Tomada de Decisão, Hubs, Papeis e Responsabilidades e o Glossário, o Comitê concordou em adotar o conceito de “bom o suficiente” em vez de buscar a perfeição, para poder avançar em seu trabalho. O necessário feedback e contribuições da comunidade vão permitir que a versão preliminar da Carta do Movimento possa evoluir e, posteriormente, a Carta ser ratificada pelo movimento.

O Comitê concordou de forma coletiva sobre alguns tópicos importantes no que se refere ao Conselho Global e os Hubs. Foi discutida a finalidade do Conselho Global e suas funções no que diz respeito a filiação, recursos, e estrutura do movimento, entre outros. Em relação aos Hubs, as discussões abordaram os processos de definição e finalidade, adesão e composição, configuração e governança. As conversas presenciais aceleraram bastante o processo de chegarem a acordos sobre questões importantes em relação ao Conselho Global e aos Hubs.

Um esforço histórico

Runa Bhattacharjee, membro do MCDC, apresentando os resultados da discussão,  CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

A ideia de estabelecer uma entidade global para representar comunidades diversas e liderar mudanças estruturais tem sido um tópico de discussão no movimento Wikimedia desde 2005.

Uma das primeiras propostas foi o  WikiCouncil em 2005. O objetivo era atuar como uma entidade representativa para todos os projetos da Wikimedia e trabalhar junto com o Conselho de Administração (BoT na sigla em inglês) da Fundação Wikimedia. A lógica por trás da proposta do grupo era ajudar projetos locais, melhorar a comunicação e empoderar as comunidades. Não foi possível chegar a um acordo sobre a necessidade de um Conselho como esse naquela época, bem no início da nossa jornada wiki. Existiam preocupações sobre burocracia adicional e a complexidade da luta pela representação. Essas preocupações existem até hoje, embora nosso movimento tenha crescido de forma antecipada e sem precedentes em todo o mundo e a necessidade de equidade na tomada de decisões tenha sido  claramente expressa desde então.

Um esforço melhor estruturado foi feito em 2010 durante o  Projeto Papeis do Movimento. O objetivo era explorar e definir os vários papéis dentro do movimento Wikimedia e como eles contribuem para a missão como um todo. Como resultado deste projeto, foi  desenvolvido o  modelo de afiliação: além de capítulos, grupos de usuários e organizações temáticas também se tornaram possíveis formas de entidades Wikimedia. O existente “Comitê de Capítulos” foi ampliado em escopo para se tornar o atual  Comitê de Afiliações

O projeto Papeis do Movimento também propôs uma Carta do movimento com o objetivo de ajudar o movimento a se desenvolver como uma forte rede global para alcançar sua missão, com a esperança de que a Carta apoiaria o movimento e aumentaria seu alcance nas regiões sub-representadas do mundo. A Carta chagou a alcançar uma condição de redação parcial mas não foi concluída. Muitas das ideias apresentadas neste projeto influenciaram as recomendações da Estratégia do Movimento para 2030, incluindo a redação da Carta do Movimento em andamento.  

Em 2012, durante a Conferência Wikimedia em Berlim, membros de 30 capítulos se reuniram para estabelecer a  Associação de Capítulos da Wikimedia. A Associação era composta por um representante de cada capítulo e uma pessoa representando de forma coletiva todos os grupos de usuários. O seu objetivo era apoiar ainda mais o intercâmbio de conhecimento e a participação dos afiliados. Um ano após sua primeira reunião, a Associação tornou-se efetivamente inativa devido a uma série de problemas, incluindo a falta de acordo sobre a finalidade da Associação, suas exatas funções executivas e a localização em potencial do seu escritório. Dois anos depois, o  Diálogo dos Capítulos foi um grande esforço para ouvir às necessidades, objetivos e experiências dos capítulos da Wikimedia. Algumas das questões mais prementes que prevaleceram em 2013 ainda são relevantes ou persistem até hoje, incluindo a necessidade de liderança no movimento.

Em 2017, uma direção estratégica foi criada para guiar nosso movimento rumo ao futuro: até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema do conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe nossa visão poderá se juntar a nós. De 2018 a 2020, pessoas de todo o movimento se juntaram para desenvolver as recomendações e os princípios norteadores da Estratégia do Movimento. O desenvolvimento da Carta do Movimento e do Conselho Global decorre da recomendação 4 da Estratégia do Movimento: “Assegurar a equidade nas tomadas de decisão”. Inicialmente, foi sugerido que um Conselho Global Interino (IGC na sigla em inglês) supervisionaria o estabelecimento da Carta do Movimento e do Conselho Global. No processo, a responsabilidade do IGC pela redação da Carta do Movimento foi transferida para o Comitê de Redação da Carta do Movimento. Os esforços do Comitê têm como base as tentativas anteriores de desenvolver uma Carta, a visão da  Estratégia do Movimento 2030, e o próprio conhecimento e experiência dos membros do Comitê vindos de diversas comunidades.

Qual é o próximo passo? 

Membros do MCDC trabalhando em grupos menores num exercício de mapeamento 3D,  CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Existem questões e pontos de discussão que requerem contribuições da comunidade em geral para garantir que, no final, a Carta seja realmente o resultado dos esforços colaborativos de nosso movimento global. As conversas da comunidade acontecerão de julho a setembro. Os novos capítulos serão compartilhados em Meta em segmentos a fim de alocar tempo suficiente para que o Movimento Wikimedia se familiarize com os textos.

Indivíduos ou grupos de comunidades linguísticas com poucos recursos são convidados a se candidatar a um grant para organizar conversas em seus idiomas. Os Especialistas Regionais da equipe de Comunicação do Movimento estarão à disposição para apoiar organizadores da comunidade.  

A programação das próximas conversas da comunidade será divulgada no início de julho. O Comitê pretende usar os encontros existentes da comunidade para ouvir o movimento Wikimedia. Se você deseja iniciar conversas sobre a Carta em sua comunidade, entre em contato com a equipe de suporte em motioncharter@wikimedia.org ou na Página de discussão Meta

Contamos com a sua participação nas conversas da comunidade.