Junte-se a voluntários para ampliar a presença de epistemologias indígenas nos projetos Wikimedia 

O dia 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas. Tendo em vista a profunda e interdependente relação de povos indígenas com as florestas e tendo como marco esta pausa para reflexão, entre 10 de julho e 30 de agosto de 2023 acontece na Wikipédia lusófona, no Wikimedia Commons e no Wikidata o evento híbrido “Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki”. O seu objetivo é unir as comunidades acadêmica e wikimedista e o público em geral para ampliar a presença de epistemologias indígenas e do Sul Global no ambiente virtual.

Em 2021, a Wikipédia foi o décimo site mais visitado no Brasil, com pouco mais de 103 milhões de acessos ao longo do ano, ficando atrás de poucos sites de informação. Como a maior e mais utilizada enciclopédia digital e colaborativa do mundo, a plataforma é um espaço de grande visibilidade e influencia diretamente a percepção das pessoas sobre diversos assuntos. Ao garantir que as informações sobre povos originários estejam atualizadas nesta plataforma, você está incentivando a participação ativa desses povos na escrita de sua própria história e na disseminação de conhecimentos precisos sobre sua cultura e identidade, além de ajudar a promover o respeito à identidade e aos direitos destas populações.

Junte-se a diversas pessoas voluntárias de todo o mundo lusófono e venha contribuir! Para incentivar e capacitar as pessoas participantes, ao longo do evento a equipe do Projeto Mais Teoria da História na Wiki promoverá uma série de atividades. Confira a programação:

Webinar 

O webinar “Epistemologias, populações e línguas originárias na Teoria da História e na Wikipédia” acontece no dia 11 de julho às 18h30min (BRT). A transmissão ao vivo contará com intérprete de libras. 

Minicurso virtual

O minicurso “Wikipédia para professores universitários” acontece entre 26 de julho e 23 de agosto na plataforma Moodle de forma autogerida e assíncrona, com 4 módulos e com carga horária total de 30 horas. 

Oficinas de formação virtuais

Na primeira quinzena do evento, acontecerão oficinas voltadas para o aprendizado de edição na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons para editores iniciantes, iniciados e experientes.

Concurso de edição

Uma divertida competição de edição e criação de verbetes na Wikipédia lusófona, de edição e criação de itens no Wikidata e de carregamento de imagens no Wikimedia Commons. Com premiação!

Editatona presencial

A maratona de edição presencial do evento Mais Pretas em Teoria da História da Wiki acontecerá no dia 30 de agosto na Universidade Federal de Brasília, em Brasília, Brasil. As vagas são limitadas a 25 pessoas. 

Oficinas para grupos de pesquisadores e ativistas

Durante todo evento serão oferecidas oficinas pré-agendadas de capacitação em grupo, que podem ser Laboratórios, Núcleos de Estudo e Pesquisa, Coletivos, Associações e turmas de graduação e pós-graduação. 

Para mais informações sobre a programação, confira a página oficial do evento.

O Mais+ Teoria da História na Wiki é um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global. Ele conta com o financiamento da Fundação Wikimedia. O Projeto tem a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) como parceira, além de diversos núcleos de pesquisa em Teoria da História, e conta com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento wikimedia. 

Acesse a página oficial do evento e faça a sua inscrição através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnZOZ4-PB66CNJJd5QHiqNtFi8Y8DpFFwBNfV6-Qow4W3aNA/viewform?usp=sf_link

Siga o Facebook e Instagram, inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe o Projeto através da página e do site oficial!