Um Conselho Global para o nosso Movimento

Temos percorrido um longo caminho – como um movimento global de colaboradores que trabalham com paixão em prol do conhecimento aberto, como um conjunto multilíngue de pequenos e grandes projetos, como grupos organizados e afiliados e, para nós, em particular, como um comitê de voluntários com uma importante tarefa a cumprir. Estamos felizes em compartilhar com você novas e importantes versões preliminares da Carta do Movimento Wikimedia e esperamos poder receber seu feedback sobre estas versões.

Como um comitê formado por diversos colaboradores e colaboradoras de todo o mundo, trazemos diferentes origens, idiomas, jornadas da Wikimedia e experiências de vida para a discussão sobre a Carta. Estamos geograficamente dispersos e criando de forma colaborativa estruturas de apoio e políticas para um movimento complexo e interconectado que tem crescido tremendamente nos últimos 22 anos. Não é fácil! Temos conseguido fazer este trabalho nos reunindo virtualmente durante vários meses, todos do comitê participando em inúmeras sessões virtuais para trabalhar na redação da Carta. Também tivemos a oportunidade de nos reunir presencialmente 3 vezes nos últimos 18 meses para colaborar, mais recentemente no início de junho.

Versões preliminares para evoluirmos juntos 

Investimos muito tempo redigindo e reformulando essas versões preliminares de capítulos e estamos felizes em poder compartilhar essas versões com você para que possam ser aprimoradas e fortalecidas, para que possamos criar a Carta do nosso Movimento e moldar o seu futuro. Portanto, este é um convite importante para você e os membros de sua comunidade. A primeira versão preliminar de um capítulo se refere ao Conselho Global e a segunda versão, que será compartilhada no final de julho, será focada nos Hubs

Também temos trabalhado em versões preliminares dos capítulos de Tomada de Decisão e Papéis e Responsabilidades, bem como um glossário. Decidimos manter a conversa atual focada no Conselho Global e nos Hubs e esperamos poder compartilhar as outras versões preliminares com todos quando os conceitos sobre o Conselho Global e os Hubs estiverem mais bem desenvolvidos.

Se estiver com pouca disponibilidade de tempo, temos algumas perguntas em aberto – sobre distribuição de fundos, estrutura do Conselho Global e filiação – onde adoraríamos receber mais contribuições. Você pode compartilhar suas opiniões em wiki, durante chamadas virtuais ou em vários futuros eventos virtuais e presenciais da comunidade. Leia abaixo para maiores informações.

Próximos passos 

Dando um passo para trás antes de seguir em frente, o conceito de uma entidade de governança representativa e global está presente há muito tempo na Wikimedia. Voltando a 2005, talvez aqui tenha sido o mais perto que chegamos de criar uma entidade global de tomada de decisão para o nosso movimento em comparação com outras tentativas ao longo dos anos. Mesmo que o esforço atual esteja fortemente enraizado em nossa Estratégia de Movimento Wikimedia 2030, existem limites em relação ao quanto um comitê de voluntários pode criar por conta própria. É por esse motivo que precisamos de você.

Ajude-nos a melhorar as versões preliminares dos capítulos em wiki até 1º de setembro. Também vamos organizar sessões informativas e de coworking na Wikimania e em vários futuros eventos regionais e temáticos de setembro até novembro. Esperamos que um membro do MCDC esteja disponível em cada evento para ouvir suas opiniões e obter seu feedback.

Você pode se juntar a nós para uma troca de ideias:

Indivíduos ou grupos, especialmente aqueles de comunidades Wikimedia com poucos recursos são convidados a se candidatarem a um grant para organizar conversas em seus idiomas. Os Especialistas Regionais da Equipe de Comunicação do Movimento estarão à disposição para apoiar organizadores da comunidade.