Construindo Juntos os Hubs do Movimento Wikimedia 

Após o compartilhamento da versão preliminar do Conselho Global, que deu início à nossa terceira consulta à comunidade em Meta-Wiki, temos o prazer de compartilhar a versão preliminar do capítulo focado nos Hubs para sua revisão e feedback. Esta versão está disponível em árabe, chinês, francês, alemão, hindi, indonésio, português do Brasil, russo, espanhol e ucraniano. Estamos empolgados em continuar esta jornada com todos vocês. Compartilhe seu feedback na Página de discussão, participe de nossa próxima conversa em 30 de julho ou fale conosco em um próximo evento regional ou temático.

Anotações durante a reunião do MCDC em Utrecht, junho de 2023. CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

As origens dos hubs

A ideia de um hub da Wikimedia vem mais recentemente da recomendação da Estratégia do Movimento 2030 “Assegurar a equidade na tomada de decisões”. Os hubs foram visualizados como estruturas ágeis e flexíveis para reunir comunidades e afiliados e empoderar estas comunidades e afiliados com capacidades e recursos. Em sua essência, a criação de estruturas de hubs significa compartilhar recursos e levar a tomada de decisões para perto das comunidades.

Atualmente, dentro do movimento, existem várias conversas acontecendo em diferentes estágios de amadurecimento, por exemplo, existe um hub piloto na região CEE enquanto os escopos de hubs estão sendo discutidos nas regiões MENA e LATAM, entre outras.  As discussões sobre hubs fundamentados na Carta do Movimento junto com as experiências vividas por Wikimedianos na condução e experimentação de alguns hubs servirão como uma excelente base para colaboração futura no sentido de construirmos estruturas de apoio mais intencionais e inclusivas em conjunto. 

Conteúdo da versão preliminar dos hubs 

A versão preliminar do capítulo sobre hubs apresenta a tentativa do Comitê de definir a finalidade dessas estruturas. O capítulo articula o objetivo dos hubs de serem estruturas de apoio que empoderam as comunidades da Wikimedia a tomar e implementar suas próprias decisões, promovendo o compartilhamento de conhecimento, a aprendizagem mútua e colaboração em todo o movimento.

O capítulo sobre hubs elucida as principais responsabilidades através de diretrizes. Este capítulo reconhece o imenso potencial de colaboradores locais na compreensão e abordagem de desafios temáticos ou específicos da região. Os hubs são incentivados a realizar projetos que empoderem as comunidades e disponibilizem apoio onde não existia antes. O capítulo também se aprofunda em conversas sobre arrecadação e disseminação de fundos, bem como sobre o processo de configuração e governança dos hubs.

Convidamos todas as pessoas a nos dizer o que você e sua comunidade pensam sobre esses conceitos. Considerando as conversas anteriores sobre hubs, como a Oficina de cocriação de hubs em novembro de 2021, Hubs Dialogue, Hubs Global Conversations em março de 2022 e Hubs Global Conversations em junho de 2022, estamos muito interessados em ouvir os organizadores de hubs de diferentes comunidades.

Participantes de uma discussão online sobre hubs em janeiro de 2021. CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Como compartilhar seu feedback?

The Movement Charter Drafting Committee recognizes the significance of collective wisdom in shaping the Hubs structures. Therefore, everyone in the Wikimedia movement is invited to participate and provide feedback on any part of the draft. Your input is vital in refining the Hubs concept to ensure it resonates with the diverse needs of our communities globally. We hope that it will be something that will empower communities and open many more doors of opportunities. 

Todas as pessoas estão convidadas a compartilhar feedback na Página de Discussão da versão preliminar dos Hubs. Além disso, gostaríamos de convidar você para participar da conversa aberta da comunidade, também conhecida como Festa de lançamento do MCDC, para celebrar nosso trabalho até agora e trocar ideias no dia 30 de julho às 14:00h. Informe-nos se vai precisar de apoio de tradução para o seu idioma inscrevendo-se aqui para a chamada de Zoom. Você também pode se inscrever no Fórum de Estratégia do Movimento para receber uma notificação 30 minutos antes da chamada.  

Grants de apoio às conversas da comunidade sobre a Carta do Movimento 

Você tem interesse em organizar um encontro da comunidade com seus amigos e amigas e colegas da Wikimedia sobre o tema dos hubs? Você precisa de apoio financeiro para cobrir as despesas básicas? Existem grants disponíveis de baixo valor para servir de apoio. Confira esta página de grants para enviar sua solicitação até 30 de julho e não hesite em entrar em contato com os Especialistas Regionais da Equipe de Comunicação do Movimento se tiver alguma dúvida ou precisar de mais ajuda.

Reunião do MCDC em Utrecht – junho de 2023. Encerramento das discussões. CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons