Vamos falar sobre The North Face estragando a Wikipédia

Translate This Post

Ontem, ficamos desapontados ao saber que The North Face, uma empresa de produtos para recreação ao ar livre, e a Leo Burnett Tailor Made, uma agência de publicidade contratada pela The North Face, manipularam de forma não ética a Wikipédia. Eles colocaram em risco sua confiança em nossa missão para um golpe de marketing de curta duração.

Num vídeo sobre a campanha, Leo Burnett e The North Face se gabaram de que “fizeram o que ninguém fez antes… trocamos as fotos da Wikipédia pelas nossas”, “pagando absolutamente nada, apenas colaborando com a Wikipédia”.

O vídeo foi publicado mais tarde pela AdAge, que disse que o “maior obstáculo” da agência foi manipular o site “sem atrair a atenção dos moderadores da Wikipédia”.

A Wikipédia e a Fundação Wikimedia não participaram desse golpe, como a The North Face alegou falsamente. Na verdade, o que a empresa e a agência fizeram foi como estragar propriedade pública, o que é uma ação surpreendente para The North Face. Sua missão declarada, “inalterada desde 1966”, é “apoiar a preservação do ar livre” – um bem público mantido em confiança para todos nós.

Como a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia, a Fundação Wikimedia tem como visão um mundo no qual cada ser humano pode compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Também trabalhamos pela preservação de um bem público.

Por mais de 18 anos, os voluntários da Wikipédia têm escrito, aperfeiçoado, fundamentado e referenciado mais de 50 milhões de artigos que todo mundo pode acessar de graça na internet. Todos os dias eles lutam para proteger de viés e desinformação o que você lê —é assim que ganharam sua confiança.

Quando The North Face explora a confiança que você tem na Wikipédia para lhe vender mais roupas, você deveria ficar com raiva. Adicionar conteúdo apenas para a promoção comercial vai diretamente contra as políticas, o propósito e a missão da Wikipédia de fornecer para o mundo conhecimento neutro e baseado em fatos.

Voluntários removeram as imagens de The North Face (ou cortaram o logotipo da empresa) de todos os artigos da Wikipédia nas quais haviam sido inseridas e estão ativamente discutindo e avaliando os artigos afetados para garantir que eles atendam aos padrões de neutralidade e confiabilidade da Wikipédia. Convidamos as empresas a aprenderem as melhores práticas estabelecidas para se engajarem corretamente com a Wikipédia e apoiarem o bem público.

Nota do editor: A imagem no topo deste texto apresenta o Parque Nacional Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, na Catalunha, Espanha, e foi tirada por David Iliff, um editor voluntário dos projetos Wikimedia. Foi removida da Wikipédia por The North Face no mês passado como parte de seu golpe de marketing.

Archive notice: This is an archived post from the News section on wikimediafoundation.org, which operates under different editorial and content guidelines than Diff.

Can you help us translate this article?

In order for this article to reach as many people as possible we would like your help. Can you translate this article to get the message out?