Atualizações de novembro de 2023 do Comitê de Redação da Carta do Movimento

Em Novembro, os membros do Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC na sigla em inglês) participaram de uma série de reuniões e discussões, dando continuidade ao compromisso desse comitê de ajudar a moldar o futuro do movimento Wikimedia. Este foi um momento bastante interessante para o MCDC participar de sessões mensais abertas para todos para interagir com os membros da comunidade de forma mais regular. Você pode ler mais sobre o trabalho do Comitê no texto abaixo. Em termos do que vem a seguir, o MCDC está se preparando para a sessão aberta de 7 de dezembro e espera poder compartilhar respostas de alto nível ao feedback da comunidade em janeiro de 2024. Com o esforço e engajamento dos últimos meses, o MCDC está trabalhando intensamente em preparação para a sua reunião presencial programada para final de janeiro que será dedicada à consolidação do conteúdo da Carta e à preparação para a próxima fase de consultas a comunidade.

Em novembro, o MCDC se reuniu oito vezes:

  • 2 de novembro– Sessão aberta mensal: Esta sessão mensal com a comunidade deu continuidade às discussões do mês passado sobre a estrutura do Conselho Global. A equipe de apoio disponibilizou um resumo da conversa na Página de discussão da Carta do Movimento. Para quem perdeu esta sessão, a gravação está disponpivel no Youtube. Entre os participantes nas duas sessões abertas, não houve representantes da América Latina e do Caribe, do Médio Oriente e do Norte de África e das regiões da ESEAP. A próxima sessão aberta está agendada para 7 de dezembro às 15h UTC (verifique seu horário local). Convidamos você a se inscrever em Meta.
  •  3 de novembro – Reunião das partes interessadas: O MCDC se reuniu pela segunda vez com Selena Deckelmann, Diretora de Produto e Tecnologia da Fundação Wikimedia. A discussão se concentrou no trabalho que precisa ser feito para realmente alcançar os pilares da Estratégia de Movimento, com foco específico na Equidade do Conhecimento a partir de uma perspectiva de Produto e Tecnologia. Alguns dos temas discutidos incluíram a sustentabilidade do voluntariado, especialmente oferecendo apoio as pessoas editoras online; a importância de definir claramente o escopo e as expectativas em relação ao Conselho Técnico; e explorar as implicações para a Carta do Movimento, adicionando a perspectiva da geração de conteúdo.
  • 9 de novembro – Reunião semanal do MCDC: Os membros do Comitê foram informados sobre os preparativos para a Cúpula Wikimedia 2024. O Comitê mudou seu horário da reunião semanal para 15h UTC devido às mudanças relacionadas a horários de inverno. Com base nos diversos comentários recebidos de julho a 2 de setembro de 2023, juntamente com os insights das sessões abertas mensais, o Comitê discutiu vários aspectos pertinentes ao Conselho Global, incluindo implicações financeiras. O Comitê está explorando novas propostas sobre o tema do Conselho Global.
  • 16 de novembro – Reunião semanal do MCDC: Continuação das discussões sobre as novas propostas em relação ao Conselho Global.
  • 23 de novembro – Reunião semanal do MCDC: A revisão por parte do comitê da versão preliminar revisada dos Hubs não foi possível devido à falta de quórum de membros do comitê na reunião. Os membros do MCDC começaram a se preparar para a reunião presencial em janeiro de 2024, que tem como objetivo produzir uma versão preliminar completa da Carta, para ser consultada antes da Cúpula da Wikimedia.
  • 28 de novembro – Reunião das partes interessadas: O MCDC se reuniu com a liderança sênior da Fundação Wikimedia.
  • 29 de novembro – Reunião das partes interessadas: O MCDC se reuniu com uma pessoa representante do Comitê de Afiliações para discutir o feedback deste Comitê.
  • 30 de novembro – Reunião semanal do MCDC: O MCDC discutiu propostas relacionadas ao projeto do Conselho Global.

Outras notícias:

Após as sessões presenciais de feedback do MCDC durante a Wikimania em Singapura, os membros do Comitê estiveram ocupados com diversas atividades. Tal como muitas outras pessoas que participam ativamente do nosso movimento, os membros do MCDC desempenham funções diferentes. Além de participar de reuniões semanais e trabalhar na redação da Carta, alguns membros participaram ativamente de conferências regionais da Wiki de setembro a novembro.

As Pessoas Embaixadoras da Carta do Movimento estão finalizando as suas conversas. Você pode encontrar mais informações sobre alguns dos seus esforços organizacionais e feedback compartilhado em Diff por líderes do projeto:

Implementando a 2a Rodada de Conversa sobre a Carta do Movimento na Comunidade de Wikimedistas Igbo por Iwuala Lucy, uma wikimedista experiente e defensora apaixonada da disseminação livre do conhecimento, preservação de línguas indígenas e digitalização.

(Foto: Iwuala Lucy por Iwuala Lucy em Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0)

Conversas sobre a Carta do Movimento na Comunidade da Caxemira por 511KeV que colabora com a Wikipédia em inglês, Wikidata e Wikipédia da Caxemira, dedicada a preservar a língua da Caxemira no mundo digital. 511KeV também fundou o Grupo de Usuários Wikimedistas da Caxemira e participa de atividades de divulgação.

(Foto: Dal Lake Hazratbal Srinagar por Suhail Skindar Sofi em Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0)

Workshop do MCDC na Turkic Wikimedia Conference 2023 por Kurmanbek, Wikimedista turco, designer gráfico, fotógrafo, estudante e fundador do Clube da Wikipédia de Estudantes da Universidade de Istambul Bilgi.

(Foto: Cúpula Wikimedia 2022 Retrato de Kurmanbek por Jason Krüger em Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0)

Próxima hora de conversa com a comunidade:

O que vem a seguir?

  • Fechando o ciclo de feedback: Em dezembro, o MCDC vai compartilhar respostas de alto nível ao feedback da comunidade coletado de julho a 2 de setembro de 2023. As respostas ao feedback recebido de 2 de setembro a 31 de dezembro serão publicadas em janeiro de 2024. O Comitê agradece a todas as pessoas que compartilharam feedback, incluindo a declaração da reunião da Diretoria Executiva publicada recentemente em Meta, e o feedback do Conselho de Curadores da Wikimedia que o comitê recebeu através dos canais competentes. 
  • Reunião presencial do MCDC: O Comité irá se reunir durante três dias de sessões de trabalho em Janeiro de 2024. O principal objetivo é consolidar o conteúdo da Carta e se preparar para a próxima consulta da Carta completa a comunidade antes da Cúpula da Wikimedia.