Atualizações de dezembro do Comitê de Redação da Carta do Movimento

Dezembro foi um mês mais curto, o Comitê de Redação da Carta do Movimento se encontrou três vezes e teve seu recesso programado de 18 de dezembro a 2 de janeiro.

  • 7 de dezembro – Sessão aberta mensal: O foco dessa sessão foi o Conselho Global. A equipe de apoio forneceu uma visão geral do propósito e função do Conselho Global para garantir que todas as pessoas participantes estivessem alinhadas. Um exercício prático foi realizado, no qual apresentou-se às pessoas participantes algumas áreas de resolução do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. Depois, elas puderam votar se essas resoluções deveriam ser geridas no futuro Conselho Global ou pelo Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. O exercício prático foi sucedido por uma discussão. Por favor, leia os detalhes da chamada no Meta ou assista a gravação no YouTube.
  • 11 de dezembro Pessoas organizadoras do Wikimedia Summit se encontraram com membros do MCDC (sigla em inglês do Comitê de Redação da Carta do Movimento) para alinhar expectativas para o envolvimento no Summit.
  • 14 de dezembro – reunião regular do MCDC: O MCDC discutiu o Conselho Global, compartilhou suas reflexões sobre a chamada aberta de 7 de dezembro bem como uma nova proposta para o processo de ratificação.

Participe

Com base nas sugestões das chamadas comunitárias abertas mensais do MCDC, a equipe de apoio promoveu uma votação informal para auferir perspectivas sobre algumas das expectativas relacionadas ao propósito, papel e função do Conselho Global. Esta votação proporá algumas das áreas de prestação de contas e tomada de decisão derivadas das resoluções históricas de natureza global do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia para definir onde participantes do movimento acham que essas decisões deveriam ser tomadas no futuro. Você pode responder a pesquisa publicamente no Meta ou usar a pesquisa anônima no Google Forms. Todas as respostas serão levadas em consideração para as discussões do MCDC relacionadas ao Conselho Global.

O que vem agora?

Encontro presencial do MCDC: Membros e equipes de apoio continuam a trabalhar na agenda para o encontro presencial de janeiro. Durante a sessão presencial, o MCDC trabalhará pela consolidação do conteúdo. 

Em janeiro, o comitê não realizará uma sessão comunitária aberta por conta dos membros do Comitê estarem participando de um encontro presencial em Atlanta. Detalhes sobre a próxima sessão com a comunidade serão compartilhados no início de fevereiro.

Ao final de janeiro, a equipe de apoio publicará um resumo das conversas da Carta do Movimento e feedbacks de setembro a dezembro de 2023 no Meta para a sua revisão.

Destaque especial: veja o que Embaixadores da Carta do Movimento tem a dizer

A Etapa 2 do Programa de Embaixadores da Carta do Movimento se encerrou. Abaixo você pode ler mais sobre as atividades realizadas por essas pessoas em suas comunidades. 

(Grupo Wikimedia de Ruanda, foto por Ndahiro derrick, CC BY 4.0)

Conversa do MCDC e do Grupo de Usuários de Rwanda por RebeccaRwanda. Rebecca Jeannette Nyinawumuntu é uma cofundadora do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia de Ruanda, onde ela desempenha um papel crucial em nutrir o engajamento da comunidade e estabelecer parcerias. Como embaixadora do MCDC, ela contribui para as conversas comunitárias do Comitê de Redação da Carta do Movimento. Ela lidera a organização das iniciativas Wiki Loves Monuments (WLM), Wiki Pelos Direitos Humanos e Wiki Loves Women (WLW) em Ruanda. Sua dedicação se estende a uma participação ativa no plano de implementação da Estratégia do Movimento da Fundação Wikimedia na região dos Grandes Lagos da África. Rebecca é também a fundadora da OSM Ruanda e uma ativista apaixonada da comunidade em dados abertos, focando no crescimento de comunidades sub-representadas, governança e defesa de causa em seu trabalho voluntário. Atualmente buscando um mestrado em Biodiversidade e Gestão de Recursos Naturais, ela exemplifica um comprometimento com buscas tanto acadêmicas quanto voluntárias.

(Conversa da Carta do Movimento na Comunidade Wikimedia de Banjar em 2 de setembro de 2023, foto por Arcuscloud, CC BY-SA 4.0)

Conversas Online da Carta do Movimento em Comunidades Wikimedistas na Indonésia por Arcuscloud. Arcuscloud começou a contribuir para projetos Wikimedia desde 2019, após participar de um treinamento da Wikimedia Indonésia em Banjarmasin de como editar a Wikipédia. Desde então, ele tem se envolvido em projetos e no Movimento de várias formas, incluindo tornar-se um Embaixador da Carta do Movimento.

(Encontro da PPC no Casino Espanol em Manila, por Ralff Nestor Nacor, CC BY-SA 4.0)

A Journey of a Thousand Steps por Buszmail. Em suas próprias palavras: “Juan Bautista H. Alegre lidera a Pilipinas Panorama Community (Comunidade do Panorama das Filipinas, em tradução livre), uma comunidade temática com base em Manila, Filipinas; e edita a Wikipédia há mais de 15 anos. “Johnny Alegre” é membro do Conselho Preparatório da ESEAP (hub). Ele foi presidente duas vezes de dois afiliados filipinos distintos (WMPH e PH-WC) e participou da Conferência Wikimedia em 2015, do Wikimedia Summit em 2022 e do Wikimania 2023 presencialmente — e espera participar do Wikimedia Summit em 2024. Ele foi Embaixador da Carta do Movimento por dois anos consecutivos (2022-2023) e figura como Conselheiro do MCDC. Ele traduziu os esboços da Carta do Movimento em sua totalidade para o idioma tagalo.” 

No comments

Comments are closed automatically after 21 days.